História, perguntado por lulizes1234, 1 ano atrás

Qual alternativa é me ajudem
Em 2014 complementará 50 anos do golpe que depôs o governo de João Goulart em instalou o regime militar no Brasil. A ditadura permaneceu por mais de 20 anos não permitido eleições livres para o presidente e controlando muito perto os sindicatos os movimentos sociais e outros grupos que questionavam a falta de democracia e a truculência do regime por meio dos aparatos de referência um ponto sobre esse período é incorreto afirmar que:
A) o pluripartidarismo foi assistindo no ato institucional n. 2 que permitiu apenas dois partidos-Arena e MDB.
B) o ato institucional n.5 limitou ainda mais os direitos políticos no Brasil caçando políticos considerados pelo regime como subversivos.
C) a censura foi imposta logo após o qual pirulitar e teve como serviço Nacional de informações(SNI) seu órgão mais atuante.
D) a propaganda pro regime militar usou slogans como Brasil-ame-o ou deixo-o
E) o último Presidente militar,Costa e Silva,prometeu uma abertura política para a democracia de forma lenta e gradual.

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoCauanDVF
229

Resposta: E)

Explicação: A alternativa incorreta é a (E) pois, o último presidente no período da ditadura militar no Brasil foi João Baptista de Oliveira Figueiredo .

Respondido por EduardoPLopes
108

É incorreto aquilo afirmado em A, já que a ideia de pluripartidarismo pressupõe que todas as ideias políticas possam ser representadas e livremente discutidas, e não que existam apenas dois partidos que estão de acordo na maioria dos temas.

Durante a Ditadura todos os partidos que fossem próximos das ideias de esquerda eram proibidos de funcionar, com seus líderes presos e perseguidos. Logo, se não havia liberdade para defender partidos que fossem ideologicamente contrários ao regime militar, não podemos falar de modo algum em liberdade política ou pluripartidarismo.

Perguntas interessantes