Português, perguntado por mariaprofessora67, 11 meses atrás

Qual a teoria de Chomky?

Soluções para a tarefa

Respondido por VitoloFC
2

Explicação:

A teoria da linguagem de Chomsky, tal como inicialmente postulada em Syntactic Structures (CHOMSKY, 1959), foi chamada de Teoria Transformacional e sofreu grandes alterações nos anos subsequentes. As pesquisas experimentais com diversas línguas foram fundamentais para determinar a introdução de novos conceitos e dos fundamentos da ciência da linguagem. O capítulo introdutório de Aspects of Theory of Syntax, de Chomsky (1965), conforme um dos seus primeiros alunos observou, “estabeleceu a agenda para tudo o que viria a ocorrer na linguística gerativa desde então” (JAKENDOFF, 2008, p. 26). A partir dessa obra, Chomsky estabelece os três pilares teóricos da nova ciência da linguagem: o mentalismo, a combinatorialidade e a aquisição (JAKENDOFF, 2008).

Mentalismo: A teoria gerativa da linguagem tem um compromisso explícito com a existência de estruturas mentais formais e abstratas subjacentes ao conhecimento linguístico.

Combinatorialidade: As sentenças de uma língua não são enunciadas aleatoriamente, tampouco seguem princípios de sistema de cadeias de palavras, conhecidos como modelos de estados finitos ou modelos de Markov1. Conforme Pinker (2004, p. 27) sintetiza precisamente: “a gramática é um sistema combinatório discreto. Um número finito de elementos discretos (neste caso, palavras) é selecionado, combinado e permutado para criar estruturas maiores (neste caso, sentenças) com propriedades bastante distintas de seus elementos.”

Aquisição: Jakendoff nos apresenta o problema da aquisição afirmando que as regras funcionais de uma língua são abstrações formais e não conscientes. Não for assim, como explicar o fato de que as crianças conseguem adquiri-las em tão pouco tempo, tendo em vista que os pais e colegas não dispõem de meios para verbalizá-las? E, mesmo que conseguissem, não seriam compreendidas, visto que a língua ainda não foi adquirida. A teoria postula a existência de uma Gramática Universal (doravante GU), a qual possibilita a aquisição da língua nativa.

Respondido por HomerJS
0

Chomsky define a competência como capacidade inata que indivíduo tem de produzir,compreender e de reconhecer a sua estrutura linguística.

Ele defende que a língua é um conjunto infinito de frases,que não se definem apenas pelas frases já existentes,mas também aquelas que se pode criar a partir da interiorização das regras da língua,tornando os falantes aptos a produzir frases que até mesmo nunca foram ouvidas.

Perguntas interessantes