Qual a semelhança e diferença entre os testes de PCR e o VHS?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os exames laboratoriais são um dos artifícios mais usados pela medicina moderna na busca pelos diagnósticos. Os exames de sangue, também chamados de análises sanguíneas, são um grupo de exames complementares usados por todas as especialidades médicas, daí o motivo de quase todo mundo já ter feito pelo menos um exame de sangue na vida.
Não existe um exame de sangue único que sirva para investigar todos os tipos de doença. O que existe são centenas de exames de sangue diferentes, que devem ser solicitados de acordo com o quadro clínico do paciente e das hipóteses diagnósticas do médico.
Neste texto vamos abordar algumas análises de sangue específicas comumente solicitadas pelos médicos, mas cujo objetivo é raramente explicado para os pacientes. Entre elas podemos citar a VHS, PCR, Ferritina, LDH, etc.
VHS – Velocidade de hemossedimentação
A velocidade de hemossedimentação, mais conhecida como VHS no Brasil ou VS em Portugal, é um exame usado para se avaliar a existência de inflamações no organismo. Se você não entende completamente o significado do termo inflamação, sugiro a leitura de O QUE É INFLAMAÇÃO?
A medição da VHS é relativamente simples. Coloca-se o sangue colhido em uma espécie de tubo de ensaio, como o da foto ao lado, e mede-se em 1 hora a velocidade de precipitação das hemácias (glóbulos vermelhos). O resultado é dado em mm/h. Atualmente este exame é feito de modo automatizado por máquinas.
Os valores normais variam de 0 a 15 mm/h em jovens e de 0 a 30 mm/h em idosos. Mulheres costumam ter a VHS ligeiramente mais elevados que homens.
Como a VHS funciona?
Quando há um processo inflamatório em curso, seja uma infecção, uma doença auto-imune ativa, uma pancreatite aguda, um câncer avançado etc… o nosso fígado produz em grandes quantidades uma proteína chamada de fibrinogênio. Este fibrinogênio age como uma espécie de cola, ligando as hemácias umas às outras, formando blocos de glóbulos vermelhos, que obviamente são mais pesados e caem mais rapidamente, aumentando assim a velocidade de hemossedimentação.
A VHS é, portanto, um indicador indireto de que o fígado está produzindo mais fibrinogênio, que por sua vez, é um indicador indireto de que há um processo inflamatório em curso.
Algumas doenças ou situações que cursam com VHS elevado:
Explicação:
Bons estudos