Qual a principal diferença entre a filosofia de Justino e taciano
Soluções para a tarefa
Qual é a filosofia de Justino?
Como, segundo defende Justino, os homens podiam agir de forma “cristã” antes do nascimento de Cristo, agiam em conformidade com o Verbo. Se agiam em conformidade com o Verbo, aquilo que disseram e pensaram podia ser apropriado pelo pensamento dos cristãos.
Os escritos de Taciano o retratam como apologista, escritor que fala em defesa das suas crenças. Tinha uma atitude firme e antagônica para com a filosofia ...
Explicacao;
Antes de tudo devemos salientar que Taciano foi discípulo de Justino, mas aquele tomou uma atitude de pensamento contrária a de seu mestre. Eles não chegaram à nenhum embate, mas tomaram rumos opostos quanto ao Cristianismo.
Para entendermos a diferença de pensamento entre os dois, vamos utilizar a frase de outro apologista famoso: Tertuliano que nasceu depois dos dois apologistas já citados. Tertuliano disse: “Que tem Atenas a ver com Jerusalém?”. Essa frase ilustra que no começo do Cristianismo, os pensadores cristãos estavam divididos em tentar ou rejeitar uma aproximação da Cultura Greco-Romana com o pensamento cristão.
No início do século II, os cristãos eram criticados de duas maneiras: os boatos populares e as críticas por parte da classe culta. Os boatos se baseavam em uma interpretação errada da vida e organização da cristandade da época. Por ex: Os Cristãos se reuniam toda semana para celebrarem uma refeição a que chamavam “festa de amor”.
No que hoje é chamada de santa ceia, aquela refeição era realizada em privativo, e somente eram admitidos os que haviam iniciado na fé, ou seja, os batizados. Além disso os cristãos se chamavam de irmãos entre si, e a sociedade grega acusava que irmãos cristãos casavam entre si.
Com base nesses fatos, as calúnias contra os cristãos aumentaram, muitos chegaram a crer que os cristãos se reuniam para celebrar uma orgia em que se davam em uniões incestuosas. Diziam também que os cristãos comiam carne humana com pão e que adoravam um “asno” crucificado.
Para refutar essas ideias, que logicamente eram falsas, os cristãos apenas apontavam para as suas vidas e condutas, cujo os princípios eram mais elevados do que os dos pagãos.
Mas existia também as acusações vinda dos pensadores pagãos da classe culta, um dos mais famosos foi Celso, que escreveu contra os cristãos um tratado chamado “A Palavra Verdadeira”.