qual a importância do CeaQ para nossa cidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
O atendimento do Centro de Atendimento ao Cidadão Móvel (Ceac Moóvel) no município de Nossa Senhora da Dores foi o maior sucesso. Um total de 845 atendimentos foi prestado nos três dias em que a unidade móvel do Ceac passou pela cidade. O Ceac Móvel segue agora viagem em direção a Nossa Senhora Aparecida onde fixa base nos próximos dias 11 e 12. O ônibus que leva ações de cidadania ao interior sergipano já passou por 50 municípios e prestou 61.370 atendimentos, desde 12 de junho do ano passado quando foi lançado.
“O Ceac Móvel é um programa do Governo Marcelo Déda de inclusão pelo direito, incorporado à Agenda do ‘Sergipe de Todos’ e que leva ações de cidadania para a população do interior do Estado”, disse o secretário de Estado Jorge Alberto. Ele esteve no município apresentando o serviço ao prefeito Aldon Luiz dos Santos, ao seu secretariado e alguns vereadores, num encontro que manteve no gabinete do chefe do Executivo local, antes da visita ao Ceac. Jorge Alberto falou do estudo prévio que realizou antes de implantar o Ceac Móvel e informou sobre os critérios de escolha das cidades.
“Atendemos os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano por território onde atuará o Programa ‘Sergipe de Todos’, seguindo a ordem de proximidade entre eles”, esclareceu o secretário.
O prefeito agradeceu a visita do Ceac Móvel e destacou a importância do serviço. “Parabenizo o secretário e o governador pela iniciativa. O Ceac Móvel é um projeto de grande relevância e que oferece serviços de qualidade e essenciais para a sua população”, comentou.
Para a trabalhadora rural Cícera de Menezes Feitosa, 67, a passagem do Ceac Móvel pelo município foi a garantia de renovar a sua carteira de identidade. A RG anterior tinha mais de 30 anos e a foto estava totalmente desatualizada. “Se esse carro não viesse aqui, não ia poder tirar uma carteira nova. Estou muito feliz”
Resposta:
Em geral anônimos, os voluntários têm ampliado sua participação em atividades sociais nos diversos bairros de Bauru. Estimulados pela profissionalização das ações assistenciais no município e pelo contexto favorável à atividade, eles hoje são estimados na cidade em cerca de 5 mil pela Associação das Entidades Assistenciais e de Promoção Social (Aeaps).
E esse voluntariado têm em comum o espírito de solidariedade e a vontade de ajudar o próximo. Características mais do que necessárias, quando se avalia a tarefa grandiosa, em todos os sentidos, que têm pela frente: auxiliar as 55 mil pessoas socialmente vulneráveis que moram em Bauru.
Para atender essa demanda, que representa 15% da população atual da cidade, eles se dividem em diversas atuações: esportiva, cultural, assistencial, de formação para geração de renda, entre outros. A tentativa é minimizar as precárias condições em que essas pessoas vivem e dispõem, como no setor de lazer, já que a cidade não possui um número suficiente de centro esportivos e os existem estão em sua maioria sem