Biologia, perguntado por Titofernando633, 11 meses atrás

QUAL A IMPORTANCIA DA GEOLOGIA PARA A SAÚDE

Soluções para a tarefa

Respondido por GabsLand013
0

Resposta:

A saúde é um direito de todo brasileiro, mas muitas pessoas ainda não têm acesso aos cuidados básicos. Além disso, por falta de informação adequada, muitas delas não se cuidam, ficam doentes e não seguem o melhor tratamento. Pensando nisso, o Dia Mundial da Saúde deste ano, celebrado em 7 de abril, tem como tema incentivar a cobertura universal de saúde.

A data comemorativa marca a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aconteceu em 1948, e tem como objetivo convidar todas as pessoas, de líderes globais à sociedade, a protegerem o bem-estar da população.

Segundo a OMS, milhões de pessoas no mundo são forçadas a escolher entre cuidados com a saúde e outras despesas diárias, como alimentos, roupas e até mesmo moradia. Pelo menos metade dos cidadãos do mundo ainda não têm cobertura total dos serviços essenciais de saúde.

E qual é a relação disso com a informação ou a falta dela? Primeiramente, a informação é necessária para que as pessoas saibam sobre seus direitos, serviços disponíveis, orientações sobre tratamentos e como prevenir doenças.

É quando questões relevantes entram em cena. Veja alguns exemplos:

Como um médico se comunica com o paciente? Como uma empresa do segmento de saúde ou o governo fala para a população sobre doenças? Como é a busca de uma pessoa sobre sintomas no Google?

Para responder a essas perguntas, é preciso se basear em informação e comunicação. Afinal, somente com a informação adequada, as pessoas conseguem se cuidar, se tratar e ter acesso à saúde. Assim, uma publicação da Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos afirma que a “alfabetização em saúde é essencial para o sucesso do acesso ao cuidado e uso dos serviços, autocuidado de condições crônicas e manutenção da saúde e do bem-estar”.

O ACESSO À INFORMAÇÃO EM SAÚDE

Os pesquisadores explicam que a alfabetização em saúde é o grau em que os indivíduos têm capacidade de obter, processar e entender informações básicas de saúde – e assim tomar decisões adequadas relacionadas com os serviços de saúde.

O trabalho “Acesso à informação em saúde e cuidado integral: percepção de usuários de um serviço público”, publicado pela Universidade de São Paulo (USP), explica que todos temos o direito fundamental à informação em saúde. Segundo o artigo 5º, inciso XIV da CRFV/88, é assegurado a todos o direito de acesso à informação, resguardando o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

“Ao mencionar o acesso de todos à informação como um direito individual, ressalta-se o direito fundamental à informação em saúde. Ou seja, o direito que o usuário de um serviço público de saúde tem de ser informado sobre todos os aspectos que envolvam a sua saúde, e os serviços asseguram o acesso à informação por direito”, explicam os autores da USP.

Entretanto, só é possível chamar de informação algo que se compreende. Isto é, se existe consenso em relação ao seu significado. Pois cada pessoa pode ter uma bagagem anterior para interpretar o que é comunicado e, assim, alguns podem entender e outros não.

Na área da saúde isso é ainda mais importante, pois o setor reúne informações médicas muitas vezes complexas. Portanto, é essencial garantir que eles recebam informações claras e compreensíveis.

Explicação:

Perguntas interessantes