qual a diferença entre resenha critica e resenha descritiva?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resenha descritiva
Ele sintetiza uma obra, apresentando seu autor e seus aspectos formais além de contextualizar seus assuntos. Mas, aqui, diferentemente da resenha crítica, não há inferência do resenhista, sendo assim, não cabe avaliação ou juízo de valor
Resposta:
São dois os tipos de resenha: a crítica e a descritiva. Ambas seguem por caminhos parecidos mas chegam a destinos diferentes. As semelhanças são o texto construído com imparcialidade, impessoalidade e cientificidade. O que distingue as duas é que uma contará com a opinião de quem a escreve, enquanto a outra atua apenas como um resumo mais detalhado de determinada obra.
Resenha crítica
Avalia e julga obras culturais como filmes, livros e peças teatrais, bem como trabalhos acadêmicos. É um texto que descreve o objeto do qual trata e apresenta o juízo de valor do resenhista sobre tal. Segundo a professora Danila Cal, da UNAMA, a resenha crítica precisa ter uma contextualização da obra avaliada, assim como suas referências completas, de acordo com as regras da ABNT; título a partir do enfoque da análise; considerações sobre o que foi avaliado; crítica a respeito dos conteúdos; e indicação para alunos de áreas afins ou possível público de interesse.
Mas, apesar de haver a inferência do aluno que disserta, o texto deve ser escrito em terceira pessoa. A dica de Danila para se desenvolver uma boa resenha é entender sobre o que se fala: "A gente tem que ter conhecimento sobre a obra, sobre o assunto, e ter capacidade de crítica".
Resenha descritiva
Este trabalho se assemelha ao resumo descritivo. Ele sintetiza uma obra, apresentando seu autor e seus aspectos formais além de contextualizar seus assuntos. Mas, aqui, diferentemente da resenha crítica, não há inferência do resenhista, sendo assim, não cabe avaliação ou juízo de valor.