qual a diferença entre o povo Jonio e o povo Eólio?
Soluções para a tarefa
Os jônios (português brasileiro) ou jónios (português europeu), também conhecidos como jônicos (português brasileiro) ou jónicos (português europeu) e iônios (português brasileiro) ou iónios (português europeu)[1], eram um povo indo-europeu que se estabeleceu na Ática e no Peloponeso e foram depois para a Ásia Menor pela chegada dos dóricos. Na Ásia Menor habitaram Halicarnasso e Esmirna e entre os séculos XII e X a.C. formaram a Liga Jônia, composta por doze cidades florescentes: Éfeso, Samos, Priene, Colofão, Clazômenas, Quios, Mileto, Teos, Mionto, Lêbedo, Foceia e Erítras. No século V a.C., foram derrotados pelos persas e a sua revolta deu origem às Guerras Médicas. O termo jônico era utilizado como sinônimo de grego, embora seja apenas uma das quatro etnias que formaram o povo grego; juntamente com os aqueus, os eólios e os dóricos. São também os primeiros pensadores que dão expressão filosófica ao problema da existência de uma causa suprema de todas as coisas.
Foram filósofos jônios: Tales, Anaximandro e Anaxímenes, todos de Mileto, na Ásia menor, às margens do mar Egeu. Todos eles viveram entre os séculos VII e V a.C.
História Bíblica
A maior parte da Grécia era conhecida como Acaia (Livro de Atos 18,12), nesta época sua capital política era Corinto, hoje é Atenas. No mundo antigo era a terra de Javã (Gênesis 10,4 - 5). Os gregos são conhecidos pela arte, filosofia e poetas. Os gregos também são chamados de Helenos, descendentes de Javã, neto de Noé e pai dos jônios, uma das principais tribos da raça grega.
Resposta: os eólios
Os Eólios representaram outro povo que invadiram e se estabeleceram na região da Hélade, Grécia Antiga, formando juntamente com os Jônios, Aqueus e Dórios os grupos étnicos responsáveis pela criação do povo grego.
Explicação:
Os Eólios receberam essa denominação, pois acreditavam que sua origem estaria ligada ao deus grego dos ventos, Éolo. É bem possível que a região natal dos Eólios seja a Macedônia Ocidental, considerando-se especialmente as montanhas localizadas ao note do rio Haliácmon. Seria a partir deste local que teriam se deslocado cada vez mais para o sul, até atingir e ocupar totalmente a região da Tessália. Após esse momento de migração inicial, outro ocorreu levando os Eólios até as ilhas do noroeste do mar Egeu. Foi então que finalmente alcançaram a Grécia. Entretanto, os Eólios foram ficando por todos os lugares por onde passaram, inclusive na região original, o que gerou a variedade de dialetos eólicos.
Resposta: os jônios
Os jônios, jônicos ou iônios são um dos povos da antiguidade que auxiliaram na formação da cultura grega (ciência, filosofia e arte).
Além deles, os aqueus, os eólios e os dórios tiveram um papel preponderante na construção do mundo grego na antiguidade.
Explicação:
Os Jônios chegaram no território grego por volta de 2000 a. C. habitando parte do Peloponeso e da Ática, alterando assim, toda a estrutura estabelecida por outros povos. Com forte tradição militar, eles ocuparam diversas regiões da Hélade de maneira violenta.
Dentro de uma sociedade belicosa e hierárquica, os jônios foram responsáveis pela escravização de diversas pessoas que habitavam o local, sobretudo dos aqueus e eólios.
Com a expansão da civilização jônica, diversas construções foram erigidas desde templos, muralhas e palácios, marcando definitivamente sua presença no território.
Como passar do tempo e a fundação de diversas cidades, eles formaram a “liga jônica”, a qual era composta de doze cidades: Éfeso, Samos, Priene, Colofón, Clazómenas, Quios, Mileto, Teos, Mionto, Lebedos, Foceia e Eritras.
Com a chegada dos dórios no Peloponeso, no final do período pré-homérico, os jônios migraram para a região da Ásia menor, habitando parte do local.