Geografia, perguntado por elianeantunes15, 11 meses atrás

Quais seriam os efeitos deletérios da exploração desses recursos minerais (metais) no Brasil e em outros países, com finalidades discutíveis, como produzir novos bens de consumo, marcados pela obsolescência planejada?

Soluções para a tarefa

Respondido por Diehgo
95
A ação mineradora envolve grandes e muitos impactos ambientais, que pode até mesmo atingir a sociedade humana, tais como vazamento de rejeito de metais no solo, nos rios, que podem danificar o ecossistema e causar inúmeras doenças no ser humano, até mesmo má formação fetal. 

Enquanto na indústria, o metal passa por processos que geram poluição atmosférica, desperdício de água e outros recursos, sustentando o ciclo vicioso de impactos ambientais. 

Após a finalização do produto final, a comercialização desse bem com validade pré determinada, em breve se tornando obsoleto e sendo descartado. Mais uma vez, a poluição ambiental é um fator presente, tendo em vista que a maior parte dos países não sabem gerir seus resíduos sólidos e líquidos, como pilhas e baterias, que podem contaminar não só o solo, como a água e vegetais a quais nos alimentamos. 

Se existe formas alternativas, de menor impacto ambiental, mais ecologicamente correto, por que causar todo esse dano ao meio ambiente e a nós mesmos?
Respondido por marigiorgiani
23

Qualquer atividade extrativa pode gerar (gera) danos ambientais então, o desafio de empresas e governos é compatibilizar o aproveitamento dos recursos naturais (incluindo a mineração) com a preservação do meio ambiente de tal forma a garantir que a utilização dos recursos necessários hoje não comprometa as necessidades das gerações futuras.

Entre as principais alterações nas paisagens e os impactos gerados pela mineração, podemos destacar:

  • Remoção da vegetação em todas as áreas de extração;
  • Poluição dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos) pelos produtos químicos utilizados na extração de minérios;
  • Contaminação dos solos por elementos tóxicos;
  • Proliferação de processos erosivos, sobretudo em minas antigas ou desativadas que não foram reparadas pelas empresas mineradoras;
  • Sedimentação e poluição de rios pelo descarte indevido do material produzido não aproveitado (rochas, minerais e equipamentos danificados);
  • Poluição do ar a partir da queima ao ar livre de mercúrio (muito utilizado na extração de vários tipos de minérios);
  • Mortandade de peixes em áreas de rios poluídos pelos elementos químicos oriundos de minas;
  • Evasão forçada de animais silvestres previamente existentes na área de extração mineral;
  • Poluição sonora gerada em ambientes e cidades localizados no entorno das instalações, embora a legislação vigente limite a extração mineral em áreas urbanas atualmente;
  • Contaminação de águas superficiais (doce e salgada) pelo vazamento direto dos minerais extraídos ou seus componentes, tais como o petróleo.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/19656425

Anexos:
Perguntas interessantes