quais serão os principais desafios que a população futura enfrentara?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O setor da saúde encontra-se no centro do debate político-social, em razão da pandemia de Covid-19. A crise sanitária chamou a atenção da opinião pública para a importância do Sistema Único de Saúde (SUS).
Paralelamente, ocorre o processo de conscientização da população brasileira quanto à imprescindibilidade do SUS. Este novo ano começa com uma série de desafios para a rede pública de saúde, que atende mais de 70% dos habitantes, de acordo com o IBGE.
saúde pública em 2021
O serviço realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é imprescindível para a população brasileira. (Foto: AFP)
1. Vacinação em massa
Uma das maiores expectativas para o primeiro trimestre de 2021 é o início da imunização em massa contra o coronavírus. No entanto, uma campanha de vacinação nacional, estendida a todos os grupos, em um país de dimensão continental como o Brasil, traz alguns obstáculos. Sendo um deles, o esforço para que haja uma distribuição igualitária, respeitando os grupos prioritários. Outro são as dificuldades relacionadas à aquisição e armazenamento das vacinas.
Para que haja imunidade coletiva contra o coronavírus é preciso vacinar entre 60% e 70% da população, conforme explica a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por esse motivo, os gestores de saúde têm o desafio de atrair a adesão dos cidadãos à campanha de imunização. Essa aderência vem diminuindo a cada ano, segundo informações do Programa Nacional de Imunização (PNI). Uma das causas dessa redução é o crescimento de grupos antivacinas e a propagação de notícias falsas, as chamadas fakes news, sobre os imunizantes.
Explicação: