Quais são os tipos de propriedades predominantes no capitalismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Obtenção de lucro e a acumulação de riquezas.
2. Trabalhadores são assalariados.
3. Predominância da propriedade privada.
4. Estado intervém pouco no mercado (Economia de Mercado).
5. Divisão entre classes sociais.
Explicação:
1. Obtenção de lucro e a acumulação de riquezas
Este é o principal objetivo do capitalismo: obter riquezas. O lucro é proveniente dos valores acumulados a partir do trabalho coletivo fornecido pelas empresas privadas e desempenhado pelo proletariado (trabalhadores).
2. Trabalhadores são assalariados
O trabalho assalariado é outra das principais características desse sistema socioeconômico. Os trabalhadores (proletariado) tem o direito por lei de receber uma remuneração em troca da sua força de trabalho.
3. Predominância da propriedade privada
No sistema capitalista, os sistemas produtivos pertencem a uma pessoa ou a um grupo, de maneira geral. Estes são bens particulares ou áreas de utilização individual.
4. Estado intervém pouco no mercado (Economia de Mercado)
Esta é a livre iniciativa de regulamentar o mercado capitalista, com pouca ou sem intervenção do Estado. Este processo é realizado através da chamada lei da oferta e da procura, onde os preços dos produtos são determinados de acordo com a procura pelos consumidores e a quantidade deste em oferta.
5. Divisão entre classes sociais
Considerada a característica mais polêmica do sistema capitalista, a divisão de classes determina dentro do processo de trabalho coletivo, o lado que detém o poder e o lucro e o lado de quem trabalha para a produção deste lucro.