Geografia, perguntado por paulncole023, 1 ano atrás

Quais sao os principais usos do sensoriamento remoto ?

Soluções para a tarefa

Respondido por nolascocarol
2
O sensoriamento remoto é uma tecnologia de obtenção de imagens e dados da superfície terrestre através da captação e registro da energia refletida/emitida pela superfície sem que haja contato físico entre o sensor e a superfície estudada (por isso é chamado de remoto). 

Os sensores óptico-eletrônicos utilizados para a captura dessa energia funcionam como uma câmera fotográfica (que capta e registra a radiação – luz – emitida/refletida pelo objeto) que tirasse fotos da superfície terrestre, só que um pouco mais sofisticados. 

As câmeras fotográficas convencionais captam apenas o espectro de luz visível (de ondas longas), já os sensores utilizados no sensoriamento remoto costumam captar outras bandas (uma delas é o infravermelho, que é muito importante para o estudo das vegetações, por exemplo). 
Respondido por LohhKpayc
1

Olá Paul023, Tudo bem?

Primeiramente boa noite.

O sensoriamento remoto é uma das principais tecnologias utilizadas atualmente, é um sistema de obtenção de informações aéreas ou espaciais. Sensores remotos localizados em satélites artificiais captam,registram e processam imagens de energia refletida por elementos da superfície terrestre. O sensoriamento remoto por meio de satélites artificias teve inicio no final da década de 1950, após o lançamento pelos soviéticos do primeiro satélite artificial, denominado como Sputnik, em 1957. O processo poderá ser aplicado em diversas áreas, tendo como exemplos, análise geomorfológica, previsão de tempo e cartografias.

Espero ter ajudado. Bons estudos.

Qualquer duvida entre em contato.

Perguntas interessantes