quais são os países colonizadores que influenciaram na construção da Estação da Luz (SP-Brasil)?
Soluções para a tarefa
Resposta:
SÃO PAULO — O histórico prédio da Estação da Luz, onde também funcionava o Museu da Língua Portuguesa, abriu ao público no dia 1º de março de 1901. Suas estruturas foram importadas da Inglaterra, e a obra demorou seis anos para ser concluída.
De um lado, onde hoje os passageiros acessam a estação de trem, as estruturas imitam o Big Ben de Londres, com grande relógio no alto de uma torre. Na outra ponta do edifício, duas torres paralelas e quadradas, no estilo gótico de arquitetura, copiam a Abadia de Westminster, a igreja de Londres onde os monarcas são coroados.
Seu nome oficial, à época da inauguração, também remetia ao país de língua inglesa: São Paulo Railway Station. O projeto da estação é do britânico Charles Henry Driver, renomado arquiteto de estações ferroviárias.
A estação existe neste mesmo ponto desde 1867 e tinha papel importante na conexão da capital paulista às fazendas de café e ao Porto de Santos — tanto que, mesmo durante a obra do complexo arquitetônico, o trânsito de trens continuou normalmente. A linha que atravessava a estação ia de Santos a Jundiaí, no interior do estado.
No total, o edifício tem 7,5 mil metros quadrados, construídos em alvenaria de tijolos sobre os mecanismos pré-moldados ingleses. O museu ocupava três andares do edifício, que equivalem a 4.333 metros quadrados.
Após a inauguração do prédio, quando ainda funcionava apenas a estação, não demorou para a Luz se tornar ponto de visitação obrigatória — tanto pela imponente construção quanto pela importância logística.
Todas as personalidades ilustres que chegavam à capital paulista eram obrigadas a desembarcar no local. Políticos, empresários, diplomatas, intelectuais e reis foram recebidos em seu saguão e por lá passaram ao se despedir da cidade.
Os países que influenciaram a construção da Estação da luz em São Paulo foram principalmente a Inglaterra, e, de forma mais discreta, Portugal.
A Estação da Luz em São Paulo
Por mais que hoje em dia ela venha passando a ser obsoleta, um dia ela foi uma das referências de estações no mundo inteiro. Todos os economistas, políticos e até militares de outros países passavam por ela quando chegavam em São Paulo. Foi esse um dos motivos da Inglaterra se interessar pela estação e influenciar na sua construção e é por causa dessa influência que a estação possui um relógio muito semelhante ao Big Ben de Londres.
Aprenda mais sobre a cidade de São Paulo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/886360