Quais são os métodos utilizados pelo arqueólogos para realizar a datação dos fosseis (vestígios) encontrados nas escavações ?
Soluções para a tarefa
Existem vários métodos, cada um com uma série de características próprias que permitem que um certo tipo de objeto seja datado. Eles também se diferenciam pelo alcance temporal. Alguns servem para contar a passagem de algumas centenas de anos. Outros, de bilhões.
resposta: carbono-14
O responsável pela técnica de datação utilizando carbono-14, também chamado de radiocarbono, foi o químico estadunidense conhecido como Willard Frank. Ele observou que após a morte de indivíduos, a quantidade de carbono-14 dos tecidos orgânicos diminui com o passar do tempo em um ritmo constante. Desta maneira, ao medir os valores de carbono-14, conseguimos exprimir a quantidade aproximada de anos que se passaram desde a morte deste indivíduo.
Esta técnica além de se aplicar ao carbono, também pode ser utilizada em ossos, em madeira, em sedimentos orgânicos e conchas marinhas. Pelo exame de datação de fósseis utilizando carbono-14, elemento que acaba diminuindo com o passar dos anos, ele só pode ser utilizado para datar amostras que possuam entre 50 mil e 70 mil anos de idade.
Depois que um fóssil ou objeto da antiguidade é encontrado, ele deve ser protegido para que não haja o risco dele ser contaminado, mascarando assim os resultados que virão a ser obtidos. Depois disso, o material deve ser levado para o laboratório, onde o número de radiações betas é contado. Essas radiações são produzidas por minuto e pela quantidade em gramas desse material. O máximo que é obtido são 15 radiações beta, cifra que pode ser dividido por dois a cada período de 5.370 anos de idade da amostra.
A maioria dos compostos químicos que o homem faz, utilizam combustíveis fósseis, como por exemplo o carvão mineral ou o petróleo, onde o carbono-14 pode ter decaido de maneira significativa com o passar dos anos.
O corpo humano também possui uma certa quantidade e porcentagem de carbono-14 em sua composição, já que todas as fontes de alimentação dos seres humanas se derivam das plantas.