ENEM, perguntado por camylelopes6167, 9 meses atrás

• Quais são os efeitos da estagnação econômica nas relações raciais e de gênero?• Qual é a "dura lição" que o Brasil está tendo que aprender?• Comente a seguinte consideração: A redução no Indice de Gini (...) não se deu peloavanço da população de menor renda. "Não foi ela que subiu um degrau, mas foi quemestava em cima que desceu um degrau e não é essa a melhor forma de se reduzir a desi-gualdade. O ideal é que se reduza desigualdade com todo mundo avançando"• A desigualdade social está relacionada com justiça?​


yasmimfofosouho5r: chorey pensando que teria a resposta aqui

Soluções para a tarefa

Respondido por ruancastro15
49

 A estagnação econômica amplifica ainda mais as divergências sociais que estão presentes na nossa sociedade de modo que muito da desigualdade social está relacionada com questões sociais que tiveram origem na "descoberta" do Brasil em 1500 com a escravidão de índios e negros.

 Consequentemente, a desigualdade social está relacionada com a injustiça de modo que em um ambiente o qual vivemos atualmente (pandêmico), temos uma exposição muito maior de pessoas pobres que necessitam pegar conduções lotadas para irem ao trabalho.

Respondido por kurosakidebora
173

Resposta:

1- Os efeitos são a falta de auxílio a essa categoria e contribuição para o aumento de disparidades dessas categorias com as demais categorias sociais.

2- O Brasil vem entendendo que as relações de preconceito e desigualdade são estruturais e existem desde o período da colonização.

3- Com base no coeficiente de Gini, nosso país é o décimo mais desigual do mundo, onde esse cálculo é realizado baseado no relatório de desenvolvimento humano, tendo como avaliador as Nações Unidas, sendo um levantamento que contribui para a verificação da disparidade de renda, utilizando como recurso bases como a do IDH que é de 0.699.

4- A desigualdade social está ligada a justiça para os indivíduos com maiores recursos financeiros e acaba deixando a margem o indivíduo negro, periférico e segregado.

Perguntas interessantes