Quais são os domínios morfoclimaticos considerado como regionalização
Soluções para a tarefa
Resposta:
Domínio morfoclimático é uma classificação geográfica que engloba aspectos naturais como clima, hidrografia, vegetação, relevo e solo, predominantes em uma determinada área, e a forma como eles se relacionam entre si.Os domínios morfoclimáticos brasileiros são seis: amazônico, caatinga, mares de morros, cerrado, araucárias e pradarias.. Domínio morfoclimático amazônico
1_ O Domínio morfoclimático amazônico é o maior do Brasil, e está praticamente todo localizado na Região Norte do país.No que diz respeito ao relevo, trata-se de um domínio cuja composição dá-se majoritariamente por terras baixas, ou seja, por locais de baixas latitudes e por grandes depressões. O clima é equatorial, quente e úmido e as chuvas costumam ocorrer durante todo o ano.
A temperatura média costuma atingir entre os 24ºC e os 27ºC.
2. O domínio morfoclimático da caatinga está localizado na Região Nordeste do Brasil, e apresenta um relevo formado por depressões.
O clima semiárido contribui para que haja um baixo índice de chuvas no local. A caatinga atravessa períodos de estiagem superiores a um ano e padece de diversas secas.
No que diz respeito à hidrografia, a maior parte dos rios são temporários (secam uma vez por ano).
Isso ocorre devido às altas temperaturas da região e também devido ao tipo de solo, que por não apresentar uma boa permeabilidade, contribui para a evaporação da água.
A má permeabilidade do solo tem impacto direto na quantidade de nutrientes; quanto mais água é possível reter, mais nutrido e fértil um solo é. Os solos argilosos (que contêm argila em 30% de sua composição), por exemplo, têm mais nutrientes do que os solos arenosos (que contêm areia em 70% de sua composição).
Regra geral, a caatinga possui solo raso, isto é, um solo cuja camada rochosa fica bem perto da superfície.
3. Domínio morfoclimático dos mares de morros
O domínio dos mares de morros ocupa o litoral brasileiro, estendendo-se desde o Nordeste até o Sul do país.
Relevo do domínio dos mares de morros
O relevo da região, que deu origem à designação deste domínio morfoclimático, caracteriza-se pela presença de morros arredondados, planaltos e serras, dentre as quais se destaca a Serra do Mar.
Clima do domínio dos mares de morros
Apesar de o clima dos mares de morros poder apresentar variações consoante as regiões, o clima tropical úmido é predominante.
Por conta do clima tropical de altas temperaturas, o índice de chuva é alto. Isso pode fazer com que as encostas não sejam tão seguras; o risco de desabamentos é constante.
Hidrografia do domínio dos mares de morros
No que diz respeito à hidrografia, este domínio morfoclimático apresenta um vasto volume de água. Ele abrange duas importantes bacias hidrográficas brasileiras: a Bacia hidrográfica do Rio Paraná e a Bacia hidrográfica do Rio São Francisco. Além disso, também dispõe de importantes hidrelétricas: a do Rio Paraná, a de São Simão e a de Três Marias.
4. Domínio morfoclimático do cerrado
Relevo do domínio do cerrado
No domínio do cerrado, o relevo é em sua maioria plano ou com pequenas ondulações. Composto por grandes planaltos e chapadões, esse domínio morfoclimático tem cerca de 50% da sua altitude entre os 300 e os 600 metros.
5. Domínio morfoclimático das araucárias
O relevo do domínio das araucárias caracteriza-se por fortes ondulações e por terrenos montanhosos. De aparência protuberante e formado pelo processo de erosão, esse domínio se localiza no Planalto meridional, e tem uma altitude que vai desde os 500 aos 1.300 metros.
Parte do relevo das araucárias é formado pela ação da erosão em rochas de diferentes resistências.
6. . Domínio morfoclimático das pradarias
Relevo do domínio das pradarias
Também chamado de Pampas ou de Campanha Gaúcha, o domínio morfoclimático das pradarias apresenta relevo baixo e ligeiras ondulações chamadas de coxilhas.
Por conta da amplitude desse tipo de relevo, a região é utilizada para a prática da pecuária