Biologia, perguntado por naraianyoliveira95, 1 ano atrás

quais sao os Aspectos bioquímicos das estruturas celulares?

Soluções para a tarefa

Respondido por brunaferreirasp8u8ns
1

As substâncias orgânicas são moléculas mais complexas, sendo muitas vezes, macromoléculas como, por exemplo, os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos.

Os carboidratos são a base da nossa alimentação e responsáveis pelo fornecimento de energia. Os carboidratos são divididos em:

Monossacarídeos: é o principal combustível para a célula, possuem função plástica e servem para “construir” as estruturas do nosso corpo. Por exemplo, glicose, frutose, galactose, ribose e desoxirribose.

Dissacarídeos: são formados pela união de dois monossacarídeos a partir de uma síntese por desidratação, não produzem energia imediata, são hidrolisados para formar monossacarídeos e aí sim produzem energia. Por exemplo, maltose (glicose + glicose), sacarose (glicose + frutose) e lactose (glicose + galactose).

Polissacarídeos: constituídos por várias moléculas de monossacarídeos. São insolúveis em água e divididos em dois grupos, os estruturais (celulose e quitina) e energéticos (amido nas plantas e glicogênio em fungos e animais).

LIPÍDIOS

Os lipídios possuem diversas funções biológicas. São insolúveis em água e solúveis apenas em solventes orgânicos, como o álcool e o éter. São divididos em:

Carotenoides: atuam como pigmentos, absorvem luz e são precursores da vitamina A (importante para a visão, evitando a cegueira noturna).

Cerídeos: tem função protetora, como impermeabilizar as superfícies das folhas e frutos. Por exemplo, ceras.

Fosfolipídios: compostos por ácidos graxos, fosfatos e glicerol. A membrana plasmática é formada por uma bicamada de fosfolipídios que atua uma barreira entre a célula e o ambiente externo.

Triglicerídeos: formados pela união de três ácidos graxos com glicerol. Constituem a forma mais eficiente em armazenar energia. São divididos em ácido graxos saturados e ácidos graxos insaturados. Por exemplo: óleos e gorduras

Esteroides: são consideradas moléculas sinalizadoras, precursoras de hormônios como o estrogênio, progesterona e testosterona. O colesterol é um lipídio do grupo dos esteroides que é naturalmente produzido pelos animais no fígado (colesterol endógeno) e pode ser absorvido a partir dos alimentos (colesterol exógeno). O excesso de colesterol pode estimular o aparecimento de doenças vasculares como a aterosclerose.

PROTEÍNAS

As proteínas são macromoléculas complexas formadas pela associação de aminoácidos. Possuem diversas funções: (i) estrutural: participam das estruturas dos tecidos. Por exemplo, colágeno e queratina; (ii) enzimática: aceleram as reações químicas e reduzem a energia de ativação. A eficiência das enzimas depende de três fatores: temperatura, pH e concentração do substrato; (iii) hormonal: vários hormônios produzidos em nosso organismo são de origem proteica. Por exemplo, insulina e glucagon; (iv) proteção: na presença de antígenos, o organismo produz proteínas de defesa denominadas, anticorpos; (v) transporte: o oxigênio é transportado por proteínas denominadas, hemoglobinas.

As vitaminas são substâncias essenciais, obtidas através da alimentação, que estimulam e regulam atividades metabólicas dos organismos. São divididas em: hidrossolúveis (C, B1, B2, B6, B12, entre outras) e lipossolúveis (A, D, E e K).

Os ácidos nucleicos são as moléculas com a função de armazenamento e expressão da informação genética. Existem basicamente dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA).

Perguntas interessantes