Sociologia, perguntado por ts663911, 7 meses atrás

Quais são e quantos são os aspectos físicos naturais da Europa?​

Soluções para a tarefa

Respondido por jufaedo
1

Resposta:

Os aspectos naturais da Europa, no entanto, apresentam uma grande diversidade tanto em suas formas de relevo quanto em sua biosfera e clima. O relevo da Europa é caracterizado pela grande predominância de áreas planas, com baixas altitudes, em vastas planícies.

O relevo Europeu é predominantemente baixo, sendo a quase totalidade do seu território formado por planícies. As exceções são algumas formações mais antigas na área da Escandinava (Alpes Escandinavos) no norte do continente e os Montes Urais na fronteira com a Ásia.

Explicação:

não sei se está certo mais espero ter ajudado

Respondido por biancasales09
1

Resposta:

Continente :Europa  

Gentílico :Europeu  

Área :10.180.000 km2  

População :741.447.158 habitantes  

Densidade demográfica :72,83 hab/km2  

Idioma :Na Europa são faladas cerca de 60 línguas. Em alguns países, são faladas mais de uma língua. Exemplos de línguas europeias: espanhol, francês e alemão.  

Países :50 países  

Maior país :Rússia  

Menor país  :Vaticano

Explicação:

A Europa é composta por 50 países (Reino Unido é formado por quatro nações constituintes) e oito dependências.

                                Regiões da Europa

O continente europeu possui características bastante heterogêneas quando analisado todo o seu território. Para facilitar o estudo das áreas que o constituem, algumas classificações dividem-no em quatro regiões. Essas regiões foram estabelecidas segundo critérios de ordem espacial e econômica. São estas:

Europa Ocidental: é composta pelas nações banhadas pelo Oceano Atlântico, como Alemanha, Bélgica, França e Reino Unido, e também por países que possuem relação com o Ocidente.

Europa Meridional: é composta por nações banhadas pelo Mar Mediterrâneo situadas na Península Ibérica, como Espanha, Andorra, Grécia e Itália.

Europa Centro-Oriental: é composta pelos países que formam a ex-União Soviética e tornaram-se independentes, como Bósnia, Herzegovina, Kosovo, Moldávia, Macedônia do Norte, entre outros.

Europa Setentrional: é composta por países que se situam no extremo norte do continente, como os Países Nórdicos (Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia).

                           Economia da Europa

Ao longo de um grande período, a Europa foi considerada o centro econômico do mundo, principalmente devido a sua localização geográfica, estando no “centro do mundo”, ou seja, entre os demais continentes. Apesar de outras supereconomias, como os Estados Unidos (na América) e a China (na Ásia), na Europa ainda há grandes economias mundiais, como a Alemanha, que é a quarta do mundo; o Reino Unido, a quinta; a França, a sexta; e a Itália, a oitava.

Em relação às importações, o continente europeu importa matérias-primas, minerais e manufaturados de alta tecnologia. Já as exportações feitas por ele contam com automóveis, produtos químicos, manufaturados, entre outros.

A economia é impulsionada principalmente pela agropecuária, mineração e turismo. A indústria está relacionada à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologia nos setores de telecomunicações, eletrônicos, produtos farmacêuticos, siderurgia, aviões, entre outros.

No continente europeu existe o maior bloco econômico do mundo, a União Europeia. Constituído por 28 países, esse bloco representa a livre circulação de bens e mercadorias entre seus países membros, que adotaram uma única moeda, o euro. A União Europeia é atualmente o maior mercado de exportação de bens, serviços e produtos.

                           Aspectos geográficos

→ Clima

O clima predominante na Europa é o temperado (devido a sua localização geográfica), no qual pode ser observado variações continentais e oceânicas.  

As áreas situadas na porção setentrional do continente apresentam temperaturas mais rigorosas no período do inverno, ao passo que as áreas situadas ao sul apresentam temperaturas mais amenas ao longo do ano e amplitudes térmicas menores quando comparadas aos países ao norte. Há regiões de clima semiárido, mediterrâneo e polar.  

→ Hidrografia

O Rio Volga é o maior rio do continente europeu em extensão, com 3688 km.  

O Rio Volga é o maior rio do continente europeu em extensão, com 3688 km.  

Devido ao grande recorte do continente, a Europa é banhada por diversos mares. No continente também pode ser encontrado diversos rios, como o Danúbio (nasce na Alemanha e deságua no Mar Negro), o Volga (Rússia) e o Rio Reno (Alemanha, França e deságua na Holanda). O rio Volga é o maior da Europa.  

→ Vegetação

Por ser um território bastante heterogêneo, vários tipos de vegetação podem ser encontrados na Europa, como a Tundra, nas áreas de baixas temperaturas; a Floresta de Coníferas ou Taiga; a Floresta temperada, que é a vegetação predominante no continente, entre outros.  

→ Penínsulas

O continente europeu possui cinco importantes penínsulas:  

Escandidava , Jutlândia , Ibérica , Itálica , Balcânica

 

População

Entre os seis continentes do mundo, a Europa é quarto no ranking de população, com mais de 740 milhões de habitantes.  

O continente é considerado o mais atrativo para migrantes vindos de todas as regiões do mundo, e, segundo relatório da Organização Internacional para Migrações, cerca de 70 milhões de pessoas na Europa vieram de outros locais.  

O país mais populoso da Europa é a Rússia, com um pouco mais de 144 milhões de habitantes, e o menos populoso é o Vaticano, com cerca de 800 habitantes.

Perguntas interessantes