quais sao as manifestações corporais que deram origem na capoeira regional?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O embrião dessa importante manifestação cultural foi trazido ao Brasil pelos africanos durante o período da escravidão e passou a se desenvolver melhor por volta do século XVII.
A princípio, a capoeira era tida como uma prática corporal, por parte dos escravizados, com o intuito de se socializarem, celebrando e mantendo suas tradições culturais, e até mesmo por isso era comum que os praticantes dissessem que estavam “jogando” capoeira. Com o passar do tempo, a capoeira passou a servir também como forma de defesa contra os abusos aos quais eram submetidos durante o período da escravidão.
Devido às condições desumanas em que viviam, os escravos fugiam do aprisionamento das fazendas para a concentração em pontos remotos e escondidos, chamados de quilombos. Nos quilombos, as pessoas podiam manter seus costumes sem qualquer tipo de opressão. Foi nesse contexto que a capoeira ganhou força e se desenvolveu mais, passando a ser utilizada como ferramenta de sobrevivência, inclusive servindo como arma nos combates travados contra os capitães do mato ou tropas da colônia.
A música, um dos elementos que caracterizam a capoeira, foi utilizada no início pelos escravizados como forma de disfarçar a sua prática durante o período da escravidão, com a intenção de que os escravizadores não percebessem que eles estavam praticando e treinando uma luta que poderia, eventualmente, ajudá-los em combates e fugas. Pela musicalidade e a aparente inocência dos movimentos, os escravizados pareciam estar jogando um tipo de jogo.
Resposta:
A capoeira é uma importante manifestação cultural brasileira, misturando elementos das lutas e práticas corporais com a música e a dança, carregando consigo inúmeros elementos culturais.
Explicação:
Características: A capoeira é caracterizada pela flexibilidade de seus praticantes, além de movimentos ágeis, elásticos e contundentes. Apesar de seu aspecto de luta, seus “golpes”, como chutes, joelhadas, cotoveladas e cabeçadas, atualmente caracterizam aspectos de dança, sem o real contato físico.
Geralmente, essa prática é realizada em uma roda de capoeira. Essa roda é um círculo formado pelos capoeristas e pela bateria. Durante as músicas e canções, os capoeiristas praticam os movimentos treinados