Biologia, perguntado por pudimdechocolateebom, 10 meses atrás

Quais são as conservações que preservam as plantas do Pantanal.
Urgeeeente​

Soluções para a tarefa

Respondido por Kailanemacario
3

Vamos lá

1- Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (MT)

Criado em 1981, o parque foi a primeira unidade de conservação instituída com o objetivo de preservar o bioma pantaneiro. Com 135 mil hectares de extensão, é também a maior. Essa introdução já dá a dimensão de importância do parque para proteção do Pantanal, mas isso fica mais evidente com um olhar sobre a fauna e flora local. Dentro da unidade já foram registradas mais de mil espécies de plantas e mais de 250 espécies de aves. Entre os mamíferos estão animais ameaçados de extinção como o gato-maracajá, tatu-canastra e o tamanduá-bandeira. Essa rica biodiversidade é um dos maiores atrativos do parque, que realiza passeios para observação da fauna. A visitação, entretanto, só é permitida com autorização prévia do ICMBio.

2- Parque Estadual Encontro das Águas (MT)

Localizado entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, o Parque Estadual Encontro das Águas foi criado em 2004. Os quase 109 mil hectares de território da unidade de conservação, que é cortada por diversos rios, guardam um relevante patrimônio hídrico da região. Como é característico do bioma, a rica biodiversidade da fauna e flora do parque é um dos destaques que faz a alegria dos visitantes. Onças-pintadas, ariranhas e antas são os protagonistas da unidade. Entretanto, o turismo no parque não ocorre de forma ordenada, portanto atenção na hora de escolher uma agência para realizar o passeio, para garantir que a conduta consciente adequada às unidades de conservação será cumprida!

3- Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Pantanal (MT)

A reserva particular ocupa um território de aproximadamente 108 mil hectares, o que a eleva à condição de maior RPPN do país. Criada em 1997, a unidade completa seus vinte anos de vida como uma das referências em conservação e pesquisa dentro do bioma. A reserva faz parte da Estância Ecológica do Sesc Pantanal, que funciona como um grande pólo de educação ambiental na região. Ou seja, a unidade de conservação não apenas preserva, como tem como missão engajar as pessoas na preservação do Pantanal.

4- Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (MS)

O Parque foi criado em 2000 com o objetivo de preservar o habitat da fauna e flora pantaneira, além de proteger os recursos hídricos locais. Apesar de possuir um cardápio de atrativos que vai de trilhas à passeios de barco, à clássica observação da fauna, os 78 mil hectares de extensão do parque estão oficialmente fechados aos visitantes. A vocação natural da unidade de conservação para o turismo ecológico permanece na expectativa da – há tempos – prometida abertura à visitação. Entretanto, passeios escolares já acontecem na unidade, e servem para mostrar aos estudantes o patrimônio que, no futuro, eles terão a missão de preservar.

5- Parque Estadual do Guirá (MT)

O Parque Estadual do Guirá está situado no sul do estado do Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia. A unidade foi criada em 2002 e possui aproximadamente 100 mil hectares de extensão. Seu território ajuda na proteção dos recursos naturais da região, além de garantir a preservação do habitat de plantas e animais nativos do Pantanal. Apesar da sua importância para conservação, o parque ainda não foi efetivamente implementado e não oferece infraestrutura de apoio à visitação.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes