Geografia, perguntado por stephany202012971163, 5 meses atrás

Quais os produtos produzidos no brasil no seculo xviii

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Olá boa noite

Vamos Começar !!!

Explicacão passo a passo ;

Os produtos que eram produzidos no Século XVIII foi a produção de carne, abastecendo a região sudeste.

Att: insano3capa5

Anexos:
Respondido por vamene
0

Resposta e Explicação:                                                                                                                No século XVIII, a penetração alcançou expressão significativa, principalmente na área correspondente à Bacia do São Francisco e Sertão setentrional nordestino, através do estabelecimento de grandes propriedades onde se estabeleciam e criavam bovinos, caprinos, ovinos, suínos e equinos. As bandeiras paulistas provocaram o descobrimento de jazidas de metais preciosos, com destaque para o ouro e o diamante. Tais descobertas contribuíram para um grande deslocamento populacional para essas áreas, formando aglomerados descontínuos em torno dos garimpos, principalmente o núcleo das Gerais, localizado entre o oeste de Goiás, sul do Mato Grosso e sul de Minas Gerais. A cana-de-açúcar também foi introduzida na região e ganhou relevância no litoral e em algumas áreas interioranas. No Sul, o povoamento se concentrou na porção ocidental com o ingresso de jesuítas, onde foi desenvolvida a pecuária e a agricultura de subsistência. As bandeiras que se sucederam na região destruíram esses núcleos, provocando a desestruturação do sistema, com a escravização dos índios e expulsão dos jesuítas. Porém, a pecuária se estabeleceu, configurando o papel de principal fornecedor de gado para mineiros e paulistas.

A Amazônia teve um processo de ocupação mais lento em função das condições naturais e pela presença de tribos indígenas mais hostis do que aquelas encontradas no restante do país. Ainda assim, a ocupação da foz do rio Amazonas e a formação de Belém garantiram a consolidação dos colonizadores portugueses em relação aos espanhóis, permitindo a interiorização através da navegação fluvial na busca pelas drogas do sertão.

Após a Revolução Industrial (século XVIII), ocorreu um rearranjo estrutural, em que a divisão do trabalho mundial se dividiu entre produtores de matéria-prima e os detentores de tecnologia, com o fim do trabalho escravo, substituído pelo trabalho assalariado. O Brasil manteve as relações de escravatura até o final do século XIX, mantendo-se na condição de fornecedor de matérias-primas até o final da 2ª Guerra Mundial.

Perguntas interessantes