Quais os impactos socioambientais que poderão ocorrer no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Degradação da paisagem. ...
Poluição, contaminação e compactação do solo. ...
Poluição sonora e alteração da qualidade do ar. ...
Redução da biodiversidade. ...
Redução da disponibilidade de minerais...
Espero ter ajudado ;-;
Resposta:
De acordo com a Resolução Conama nº 001, de janeiro de 1986, o impacto no meio ambiente é definido como qualquer alteração nas características físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de material ou energia que afeta direta ou indiretamente a saúde pelas atividades humanas, a segurança das pessoas e Bem-estar, atividades sociais e econômicas, biota, estética ambiental e condições sanitárias e qualidade dos recursos ambientais. Através da análise da resolução, percebemos que qualquer atividade humana no meio ambiente terá um impacto no meio ambiente. No entanto, esse impacto pode ou não ser positivo. Infelizmente, na maioria dos casos, o impacto é negativo, levando à degradação e poluição do meio ambiente.
O impacto negativo no meio ambiente está diretamente relacionado ao crescimento das áreas urbanas, ao crescimento dos automóveis, ao uso irresponsável de recursos, ao consumo excessivo de produtos materiais e à geração contínua de resíduos. Portanto, percebemos que não apenas as grandes empresas afetam o meio ambiente, mas também o afetamos todos os dias com uma pequena atitude. Entre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a redução da água, extinção de espécies, inundações, erosão, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, deterioração do efeito estufa e destruição de habitats. Portanto, isso leva a um aumento no número de doenças na população e em outros organismos e afeta a qualidade de vida.
Vale ressaltar que, embora o número seja pequeno, o impacto positivo no meio ambiente também ocorrerá. Ao construir zonas de proteção ambiental, restaurar áreas degradadas, limpar lagos e promover atividades de mudas, também estamos afetando o meio ambiente. No entanto, essas medidas causaram mudanças de maneira positiva e mudaram a qualidade de vida dos seres humanos e de outras vidas.
Como já era previsto, os principais poluentes têm origem na atividade humana. A Indústria é a principal fonte, ela gera resíduos que podem ser eliminados de três formas:
Na água: essa opção de descarte de dejetos é mais barata e mais cômoda, infelizmente os resíduos são lançados geralmente em recursos hídricos utilizados como fonte de água para abastecimento público.
Na atmosfera: a eliminação de poluentes desta forma só é possível quando os resíduos estão no estado gasoso.
Em áreas isoladas: essas áreas são previamente escolhidas, em geral são aterros sanitários.
Classificação dos resíduos:
Resíduos tóxicos: são os mais perigosos e podem provocar a morte conforme a concentração, são rapidamente identificados por provocar diversas reações maléficas no organismo. Exemplos de geradores desses poluentes: indústrias produtoras de resíduos de cianetos, cromo, chumbo e fenóis.
Resíduos minerais: são relativamente estáveis, correspondem às substâncias químicas minerais, elas alteram as condições físico-químicas e biológicas do meio ambiente. Exemplos de indústrias: mineradoras, metalúrgicas, refinarias de petróleo.
Resíduos orgânicos: as principais fontes desses poluentes são os esgotos domésticos, os frigoríficos, laticínios, etc. Esses resíduos correspondem à matéria orgânica potencialmente ativa, que entra em decomposição ao ser lançada no meio ambiente.
Resíduos mistos: possuem características químicas associadas às de natureza biológica. As indústrias têxteis, lavanderias, indústrias de papel e borracha, são responsáveis por esse tipo de resíduo lançado na natureza.
Resíduos atômicos: esse tipo de poluente contém isótopos radioativos, é um lixo atômico capaz de emitir radiações ionizantes e altamente nocivas à saúde humana.