Quais estratégias utilizadas pelos senhores feudais para fortalecer e centralizar o seu poder, no processo de formação das monarquias nacionais? Levando em consideração o que foi comum na maioria dos países, utilize as informações descritas no texto II para dar exemplos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Durante a idade média os reis não tinham tanto poder. Eram suseranos e seus vassalos, os nobres, tinham para com eles obrigações militares, mas a justiça e economia de cada feudo era da responsabilidade do senhor feudal. Ao mesmo tempo, com a tomada de Constantinopla, pela 4ª cruzada, a rota da seda foi reaberta e os burgos começaram a virar cidades.
Os burgueses queriam os mesmos direitos que a nobreza e o clero possuíam, principalmente o de não pagar impostos e resolveram investir no rei para que este lhes desse estes direitos. Com o dinheiro da burguesia os reis começaram a aumentar seus poderes até instalarem as monarquias absolutistas.
Os senhores feudais não gostavam nada disto e fizeram tanto a guerra como acordos, mas não conseguiram superar os reis. Um exemplo clássico disso é o Reino de Portugal, fundado no século XI, com o aval da igreja.