Quais as principais propostas da revolução pernambucana
Soluções para a tarefa
objetivo era criar no Nordeste uma república livre do domínio português e da hegemonia político-econômica do Rio de Janeiro. O movimento estendeu-se à Paraíba e ao Rio Grande do Norte e instalou um governo republicano que durou três meses.
Causas imediatas
* Situação da região: presença maciça de portugueses na liderança do governo e na administração pública. Criação de novos impostos por Dom João provocando a insatisfação da população pernambucana.
* Nordeste: grande seca acentuando a fome e a miséria da região; além disso, houve queda na produção do açúcar e do algodão, que sustentavam a economia pernambucana (esse produtos começaram a sofrer concorrência do algodão nos EUA e do açúcar na Jamaica).
* Influências externas: divulgação da idéias liberais e de independência (idéias iluministas), estimulando as camadas populares de Pernambuco na organização do movimento de 1817.
* Objetivos do movimento: independência do Brasil; proclamação da república; expulsão dos portugueses que monopolizavam o comércio da região.
As idéias liberais que entravam no Brasil junto com os viajantes estrangeiros e por meio de livros e de outras publicações, incentivavam o sentimento de revolta entre a elite pernambucana, que participava ativamente, desde o fim do século XVIII, de sociedades secretas, como as lojas maçônicas. Em Pernambuco as principais foram a Areópago de Itambé, a Patriotismo, a Restauração, a Pernambuco do Oriente e a Pernambuco do Ocidente, que serviam como locais de discussão e difusão das "infames idéias francesas". Nas sociedades secretas, reuniam-se intelectuais religiosos e militares, para elaborar planos para a revolu