Biologia, perguntado por prp07, 1 ano atrás

Quais as principais diferenças entre a replicação, transcrição e a tradução de procariontes e eucariontes?

Soluções para a tarefa

Respondido por Kroes
8

Quanto à replicação, a principal diferença entre procariotos e eucariotos está na origem de replicação, que nos cromossomos circulares procariotos é único do qual partem duas forquilhas que formam uma única bolha de replicação que avança em ambos os sentidos até se encontrarem no lado contrário, formando duas moléculas-filhas mas nos cromossomos eucarióticos são múltiplos, que formam diversas bolhas, avançam e se fundem de modo a também formar duas moléculas-filhas.

Já no tocante à transcrição, enquanto o produto desse processo nos procariotos é um RNAm que inclusive pode ser traduzido simultaneamente à transcrição (uma vez que não há separação entre núcleo e citoplasma), o produto da transcrição eucariótica é um pré-RNAm, que tem que passar por um processamento para poder atuar como RNAm. E mais: os procariotos apenas possuem um tipo de RNA-polimerase que dá origem a outros tipos de RNA, enquanto os eucariotos têm um complexo sistema composto por várias RNA-polimerases. Além disso, outro conceito importante é o de fatores de transcrição, que fazem a ligação das RNA-polimerases aos promotores eucarióticos, enquanto os procariotos se ligam diretamente neles.

E por fim, a tradução. Em procariotos não há ordem obrigatória para a ligação do RNAm e do RNAt na subunidade menor do ribossomo, enquanto nos eucariotos deve-se ligar primeiro o RNAt para depois, o RNAm. Um detalhe é que os ribossomos eucariotos geralmente são maiores que os procariotos e ambos diferem levemente em composição química.

Perguntas interessantes