Quais as implicações do crescimento e desenvolvimento para a saúde da criança e do adolescente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Consulta Pública sobre Nota Técnica : Assistência à Saúde da Criança de zero a dois anos na Atenção Básica
A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), por meio da Coordenação Estadual de Saúde da Criança e Coordenação Estadual de Atenção Básica, está disponibilizando para consulta pública a proposta de Nota Técnica: Assistência à Saúde da Criança de zero a dois anos na Atenção Básica.
Esta Nota Técnica foi preliminarmente elaborada pelas Áreas Técnicas do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, a partir de diretrizes e publicações do Ministério da Saúde quanto à Atenção Integral à Saúde da Criança, conforme material em anexo.
A publicação deste material será um instrumento norteador para subsidiar as equipes de Atenção Básica do Rio Grande do Sul, visando qualificar a assistência à saúde da criança. Nesse sentido estamos disponibilizando o material até o momento elaborado, para a contribuição de Profissionais, Instituições de Classe (Conselhos e Sociedades), Gestores e Instituições de Ensino, no período de 02/04/19 a 03/05/19.
Política Estadual de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes
Crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, prioridade absoluta nas políticas públicas, cabendo ao Sistema Único de Saúde (SUS) promover o direito à vida e à saúde, mediante a atenção integral que pressupõe o acesso universal e igualitário aos serviços nos três níveis da atenção. Essa tarefa exige o fortalecimento de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, atenção humanizada e trabalho em rede.
Nesse sentido, a implantação e implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes (PEAISA) e da Linha de Cuidado constituem-se estratégias para o alcance da integralidade da atenção, o que significa unificar ações preventivas, curativas e de reabilitação. As linhas de cuidado têm como diretrizes o acolhimento, o vínculo e a corresponsabilização, o que requer, dentre outras iniciativas, a organização dos processos de trabalho.
A PEAISA tem como objetivo a atenção Integral à Saúde de Adolescentes, considerando as questões de gênero, a orientação sexual, a raça/etnia, o meio familiar, as condições de vida, a escolaridade e o trabalho, visando a promoção à saúde, a prevenção de agravos e a redução da morbimortalidade, na faixa etária de 10 a 19 anos, tendo três eixos centrais: crescimento e desenvolvimento saudáveis, saúde sexual e reprodutiva, e redução da morbimortalidade por causas externas.
Para tanto, é competência da rede de Atenção Básica, especialmente da Estratégia Saúde da Família, ampliar o acesso de adolescentes e disponibilizar a Caderneta de Saúde de Adolescentes, a qual constitui-se em instrumento de apoio para profissionais e adolescentes.
Explicação: