Quais as consequencias do trabalho análogo a escravidão?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O trabalho escravo no Brasil, tido como crime contra a dignidade humana desde a sua abolição, é o termo ao qual põe-se analogamente as atuais condições trabalhistas, às quais muitos ainda são submetidos, como consequência de um sistema social marcado por profundas disparidades. Mudar essa realidade é o grande desafio.
Desde o período colonial, a desigualdade é o ponto de partida que culmina em sérios problemas , que infligem principalmente as camadas mais baixas da sociedade. A busca pela sobrevivência e fuga da miséria , na verdade se transforma em pesadelo para aqueles que são submetidos à péssimas condições de trabalho, servidão, jornada exaustiva e maus tratos. A dignidade desses indivíduos é totalmente aniquilada, pois se tornaram alvos de atos de coação, incluindo a violência em seus diversos âmbitos e a privação de liberdade.
A exploração trabalhista, além de ser um prolema histórico, é efeito da má distribuição de renda e da falta de políticas suficientes em favor dos mais pobres, o que leva à crescente classe de trabalhadores que, embora amparados pela Lei, ainda se encontram em situações de humilhação e privação advindas da parte de seus patrões, o que também ocorre pela falta de instrução e reconhecimento de seus direitos.
Portanto, torna-se evidente a necessidade da informação e da educação contra essa prática. É indispensável a ação governamental, elaborando projetos de inclusão trabalhista e investimentos educacionais, incentivando a escola a formar uma sociedade ciente dos seus direitos e deveres. A mídia, como um potente instrumento de divulgação, também é fundamental no ato de alerta e incitação à denúncias por parte da população. Desse modo, é possível tornar cada vez mais eficaz o combate ao trabalho escravo, que de maneira sutil, se esconde por trás de uma sociedade dividida por mais e menos privilegiados.
espero ter ajudado!