Quais as brincadeiras praticadas pelos italianos em caixas do sul
Soluções para a tarefa
Resposta:
Assim como aqui no Brasil, os italianos também possuem brincadeiras para passar o tempo livre e se divertir ao mesmo tempo. Algumas são tão antigas que passam de gerações em gerações até que sua origem se perca nas diversas histórias. E com a imigração muitas destas brincadeiras saíram do seu país de origem e ganharam o mundo com sua popularidade. Vamos relembrar aqui algumas das brincadeiras mais conhecidas e que possuem origem italiana.
Nossa primeira brincadeira não é bem uma brincadeira devido ao seu uso hoje em dia. Ela até pode ter sido criada com a intenção de ser uma brincadeira mais hoje é utilizada para ajudar a tomar decisões. Estamos falando no Cara ou Coroa surgiu na Roma antiga conhecida como navia aut caput que significa cara ou navio em referência as imagens da moeda utilizada na época. De um o navio de do outro a cara do deus da mitologia Janus.
A próxima brincadeira também é muito utilizada para decidir quem inicia um jogo ou quem vai ser o primeiro da fila. Estamos falando do par ou impar, uma derivação de um jogo muito popular na Roma, antiga a Morra. Alias a Morra é um jogo popular até hoje na Itália e consiste em uma roda mostrar os dedos de uma das mãos e tentar adivinhar a soma dos mesmo primeiro. Quem gritar primeiro a soma e acertar ganha a rodada. Já o famoso dois ou um também nasceu da derivação do par ou impar.
Agora vamos a uma brincadeira que acho que todos já jogaram, o famoso jogo da velha. O jogo consiste em completar primeiro uma linha de três X ou 0 e teve sua origem no império Romano. Porem, segundo alguns historiadores o jogo deve ter mais de 4.000 anos sendo criado na época do Egito antigo. Histórias a parte o jogo se tornou popular por seu um dos primeiros a ser desenvolvido para vídeo game.
E para finalizar nossa ultima brincadeira é a amarelinha muito popular aqui no Brasil. A amarelinha consiste em desenhar um percurso no chão de 1 ao 10 e depois jogar uma pedrinha na primeira casa e pular pelas casinhas evitando a que possui a pedra. Na volta é necessário pegar a pedra novamente sem colocar os dois pés no chão. A brincadeira continua até chegar ao ultimo estagio o céu. Muitos acreditam que a amarelinha foi criada pelos romanos. Existem diversas figuras nos pavilhões da Via Romana antiga de crianças brincando de amarelinha. Porém os primeiros registros da brincadeira estão no livro dos jogos escrito por Francis Willughby.