(PUC-RS)
Há menos de dois bilhões de anos, as primeiras células, que replicavam seu DNA e que deram origem às linhagens hoje existentes, teriam sido exterminadas se
a)fossem de tamanho minúsculo.
b)vivessem isoladas e independentes.
c)fossem envoltas por uma membrana.
d)sintetizassem moléculas contendo carbono.
e) ficassem expostas à radiação da luz ultravioleta.
Pergunta: Os coacervados são os responsáveis por esse isolamento do meio externo, com bicamadas fosfolipídicas?
Pergunta: Se essa matéria orgânica estava envolvida nos coacervados, logo fora do alcance dos raios U.V., isso não diminuiria a variabilidade genética?
Soluções para a tarefa
Opção E.
Os raios UV causam mutação no material genético.
PERGUNTA 1: Há menos de dois bilhões de anos, as primeiras células, que replicavam seu DNA e que deram origem às linhagens hoje existentes, teriam sido exterminadas se:
E) Ficassem expostas à radiação da luz ultravioleta.
Explicação: As células primitivas, provavelmente procariotas, ou seja, mais simples em relação às demais, deviam apresentar estruturas semelhantes as que tenho hoje, como membrana plasmática, pois, além de outras funções, a membrana protege a célula do meio externo e controla a saída e entrada de substâncias, por isso não pode ser a letra C. Também não pode ser a B, pois elas viviam isoladas e eram independentes, já que a atmosfera primitiva era hostil e extremamente tóxica, como provam estudos. Ademais, a A e D estão igualmente incorretas, pois as células são minúsculas e sintetizam materiais orgânicos, que, por definição, são moléculas compostas principalmente por carbono.
PERGUNTA 2: Os coacervados são os responsáveis por esse isolamento do meio externo, com bicamadas fosfolipídicas?
Explicação: Os coacervatos não são seres vivos, são apenas vários materiais orgânicos, como aminoácidos, juntos um ao outro, que, por processos que ainda estão sendo estudados, formaram os primeiros seres vivos, seres com atividade metabólica e possuintes de ''célula''. As bicamadas fosfolipídicas são camadas anfifílicas que estão presente na membrana plasmática, ou seja, é a membrana que é responsável pelo isolamento externo.
PERGUNTA 3: Se essa matéria orgânica estava envolvida nos coacervados, logo fora do alcance dos raios U.V., isso não diminuiria a variabilidade genética?
Explicação: A variabilidade genética é possível através de mutações, que são geralmente ocorrem na formação de descendentes, mas a mutação não precisa necessariamente de radiação para acontecer. Na verdade, a radiação, no mundo primitivo, influenciaria muito mais na morte de células do que na variabilidade delas, sendo essa a resposta da pergunta 1.