Psicologia.
Motivação e trabalho??
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em se tratando da motivação, podemos classificá-la em dois tipos: a motivação reguladora, que diz respeito a algum desequilíbrio (como fome, sede, frio, etc), e a motivação intencional, que é resultante do nosso desejo pessoal de alcançar um estado diferente do atual (como graduar-se, perder peso, etc). No que tange a isso, temos algumas teorias principais:
Hierarquia das Necessidades Humanas de Maslow: priorizamos, em ordem: necessidades fisiológicas, segurança, amor e pertencimento, estima e autorrealização.
Teoria do Impulso de Clark Hull: o impulso gera excitação e produz o comportamento; se o comportamento sacia o impulso, será aprendido.
Hedonismo da Grécia Antiga: busca pelo prazer.
Essas teorias são interessantes para pesquisas mais aprofundadas sobre o tema.
Ademais, em se tratando da neuropsicologia, podemos listar alguns componentes da motivação:
Energia – associada ao sistema de busca de recompensa (liberação de dopamina no núcleo acumbente). Dividida em motivação intrínseca (“faço porque gosto”) e extrínseca (“faço porque vou ganhar algo em troca”).
Direção – saber COMO atingir um objetivo de longo prazo. É necessário que saibamos o que fazer para “chegar lá”.
Persistência e Força – estão relacionados ao autocontrole. Precisamos ter noção de que é necessário, por vezes, sacrificarmos algumas coisas em prol de nossos objetivos. O autocontrole tem dois componentes: autoconsciência e adiamento de gratificação. A força nos ajuda a ignorar estímulos concorrentes mais interessantes.
Dito tudo isso, podemos relacionar tópico por tópico ao trabalho. Para um bom desempenho no serviço, em uma situação ideal, precisaríamos ter energia (de preferência com uma motivação intrínseca, que torna as coisas mais prazerosas), direção (nossas metas relacionadas àquele trabalho), persistência (manter-se no caminho, vencendo os percalços que aparecem) e força (não ceder a estímulos mais interessantes que possam atrapalhar nosso objetivo). Caso contrário, nossa motivação se perde.