Produzir um Conto. me ajudem por favorzinhoooooo!!!!!
qual quer tema
Soluções para a tarefa
Resposta:
vc quer só o tema? vou te dar um sobre magica:
Explicação:
A Garota da Espata.
Resposta:
Titulo: O homem que sabia javanês
Castelo, conta para seu amigo que estava com dificuldades financeiras e encontrou um anúncio para professor de javanês. Mesmo sem conhecer o idioma, achou que seria uma boa oportunidade.
"Precisa-se de um professor de língua javanesa. Cartas etc." Ora, disse cá comigo, está ali uma colocação que não terá muitos concorrentes; se eu capiscasse quatro palavras, ia apresentar-me."
Castelo foi até uma biblioteca, consultou enciclopédias e tomou conhecimento do alfabeto e de algumas palavras em javanês.
Candidatou-se para a vaga e foi chamado para uma visita ao Barão de Jacuecanga, que desejava fazer as aulas para ler um livro que havia ficado de herança para a família.
- E onde aprendeu o javanês? - indagou ele, com aquela teimosia peculiar aos velhos.
Não contava com essa pergunta, mas imediatamente arquitetei uma mentira. Contei-lhe que meu pai era javanês.
Castelo foi contratado pelo barão e ao longo do tempo foi ganhando muito prestígio pelo fato de acreditarem que falava javanês. O barão desistiu de aprender o idioma e pediu que Castelo apenas traduzisse o livro. Castelo inventou histórias que nunca foram desmentidas, pois ninguém sabia javanês.
Fez-me morar em sua casa, enchia-me de presentes, aumentava-me o ordenado. Passava, enfim, uma vida regalada.
O homem ganhou prestígio, recebeu um posto no consulado, morou em Havana e foi para a Europa. As pessoas o admiravam pelo conhecimento que possuía, conhecimento este que nunca foi posto à prova.
Na rua, os informados apontavam-me, dizendo aos outros: "Lá vai o sujeito que sabe javanês." Nas livrarias, os gramáticos consultavam-me sobre a colocação dos pronomes no tal jargão das ilhas de Sonda. Recebia cartas dos eruditos do interior, os jornais citavam o meu saber e recusei aceitar uma turma de alunos sequiosos de entenderem o tal javanês. A convite da redação, escrevi, no Jornal do Comércio, um artigo de quatro colunas sobre a literatura javanesa antiga e moderna...