produza um fake news sobre a mitologia nórdica.
por favor!
Soluções para a tarefa
Resposta:
(Foto: Mårten Eskil Winge/ Wikimedia)
Salvar
Enquanto as histórias e figuras das mitologias romana e grega são temas comuns nas escolas, outras lendas milenares ainda recebem menos atenção. Uma delas é a mitologia nórdica, herança cultural dos povos escandinavos, que abrangiam a região norte da Europa.
Preservada em narrativas contadas especialmente durante a era dos vikings, a mitologia composta por deuses nórdicos, gigantes e outras criaturas tem seu registro principal em poemas do século 13. Poucas semelhanças podem ser identificadas entre seus personagens e as divindades romanas ou gregas, o que torna sua cronologia ainda mais intrigante e cada vez mais celebrada pela cultura popular dos filmes, games e quadrinhos. Descubra alguns contos e episódios emblemáticos envolvendo heróis e sábios como Thor e Odin:
1. O mundo dos deuses nórdicos foi criado com “partes do corpo”
Na mitologia nórdica, existem nove “mundos”, todos conectados pela árvore gigante Yggdrasil, citada em vários poemas antigos e considerada o “eixo do mundo”. Entre os nove estão Midgard, o mundo material dos humanos — localizado no tronco — e Asgard, habitado pelos deuses do clã Aesir e posicionado na parte mais alta da árvore.
Antes de tudo isso existir, não havia nada além de um abismo vazio chamado Ginnungagap. O espaço era ocupado por Niflheim e Muspelheim, reinos do gelo e do fogo, que colidiram um com o outro e formaram Ymir, um ser hermafrodita e a primeira criatura viva do universo. Ymir foi o ancestral de todos os Jotun, raça dos gigantes, e deu origem aos demais seres da mitologia.
Explicação: