Produção de texto
O que você espera do novo prefeito do Brasil?
Façam um texto grande
Soluções para a tarefa
Para 2018, há grandes chances de que a polarização, tão comum em 2014, se repita — e, dessa vez, ainda mais forte. A sensação de dois partidos antagônicos duelando tende a ser mais forte e já tem dado uma prévia nas redes sociais.
Com Lula na disputa, também é bastante provável que o PT chegue ao segundo turno. De acordo com a pesquisa mais recente, ele lidera em todos os cenários de primeiro turno.
Ao mesmo tempo, há mudanças importantes. Aécio Neves caiu para o quarto lugar entre as intenções de voto, superado por Marina Silva que, caso se concretize como candidata, passará pela sua terceira disputa presidencial.
No final de 2016, Marina venceria Lula em um segundo turno. O novo panorama, entretanto, revela que, atualmente, o petista ganharia não apenas da candidata, mas também de Aécio Neves e Michel Temer.
Ao mesmo tempo, dá para observar um crescimento da direita conservadora. O flerte, com esse direcionamento político, não é só no Brasil, mas também em todo o mundo — como ilustra a vitória de Donald Trump, nos Estados Unidos.
Para as eleições presidenciais de 2018, isso se manifesta com o crescimento das intenções em Jair Bolsonaro, cujas intenções espontâneas no candidato passaram de 3,3% para 6,6%. Já no cenário estimulado, ele tem mais de 11% das intenções, ficando à frente, inclusive, de Aécio Neves.
Contudo, há dúvidas se Lula poderá se candidatar. Tendo sido transformado em réu na Operação Lava Jato, ainda não é possível afirmar que sua candidatura será realmente viável.
As eleições presidenciais de 2018 prometem ser muito disputadas e surpreendentes.