principais regras do judô
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bom eu pesquisei e apareceu isso
As lutas devem durar no máximo cinco minutos e quem conseguir fazer o ippon primeiro é quem vence a luta. Se ao final da luta nenhum judoca realizar o ippon, então vencerá aquele que tiver mais vantagens.
Resposta:
regra
1-Pratica-se o judô em um tatame de forma quadrada, com medidas que variam de 14 a 16 metros.
2-As lutas tem duração máxima de certa de 5 minutos.
3-O objetivo da luta é conquistar o ippon, que consiste na imobilização do oponente por 30 segundos.
4-Caso nenhum dos lutadores consiga um ippon ao final da partida, são consideradas as vantagens adquiridas por cada um ao longo da partida e dá-se o ponto àquele que tiver mais.
5-O ippon também pode ser conqusitado de outras formas: o wazari é considerado um ippon incompleto. Ocorre, por exemplo, quando o lutador imobiliza seu oponente com apenas um ombro no chão. Cada wazari vale meio ponto. Dessa forma, dois wazari equivalem a um ippon.
6-Além disso, há o yuko, que vale um terço de ponto. Ocorro quando o adversário cai de lado no tatame.
7-Há, também, o kako, que apresenta a menor pontuação do esporte. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado no tatame.
8-Essas formas de queda em questão não finalizam a luta, mas permitem ao lutador o acúmulo de pontos para vencê-la.
pontuações
Dependendo da técnica empregada e de seu resultado, o judoca pode receber determinada pontuação. Há três tipos de pontuação: ippon, wazari e yuko. O ippon ocorre quando o golpe é aplicado com força, velocidade e controle e o oponente cai perfeitamente de costas no tatame ou quando o adversário é imobilizado por 20s. Com um ippon, a luta está encerrada. Quando um dos três elementos (força, velocidade e controle) necessários para o ippon faltar no golpe, ocorre um wazari. Este acontece também quando a imobilização do adversário dura de 15 a 19s. Yuko é a pontuação mais fraca, ocorre quando o atleta é projetado e cai de lado ou quando a imobilização dura de 10 a 14s. Wazari e yuko não finalizam a luta, mas permitem ao judoca o acúmulo de pontos para vencê-la. Para a contagem, um wazari prevalece sobre qualquer quantidade de yuko. Dois wazari equivalem a um ippon
Explicação: