História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Preciso de pelo menos 3 significados de alimentos com nomes indígenas. (não estou conseguindo achar; se alguém me ajudar ficarei muito agradecida)

Soluções para a tarefa

Respondido por crishelen17
0

PEIXE

A PESCA DE PEIXES, MOLUSCOS E CRUSTÁCEOS, ERA REALIZADA COM ARCO A PEQUENAS DISTÂNCIAS, SEM MUITA PREFERÊNCIA POR UMA ÚNICA ESPÉCIE DE PEIXE. PORÉM, OS MAIORES ERAM ASSADOS E OS MENOS COZIDOS, EM GERAL. O CALDO ERA UTILIZADO PARA FAZER O PIRÃO. POR VEZES, TAMBÉM SECAVAM OS PEIXES E SOCAVAM ATÉ FAZER UMA ESPÉCIE DA FARINHA.

MANDIOCA

A MANDIOCA, TAMBÉM CONHECIDA COMO MACAXEIRA OU AIPIM, ERA A BASE DA ALIMENTAÇÃO INDÍGENA, PREDOMINANDO O CULTIVO DA MANDIOCA-BRAVA, O NOME É DECORRENTE DO VENENO MORTAL QUE ESSA MANDIOCA POSSUI. PARA RETIRAR O VENENO HÁ DOIS PROCESSOS: DEIXAR A MANDIOCA, DEPOIS DE DESCASCADA, DENTRO DA ÁGUA ATÉ APODRECER, PARA DEPOIS SOCÁ-LA; OU, DEPOIS DE LAVADA, COLOCAR NA ESTEIRA DE BURITI, ONDE SERÁ RALADA E ESPREMIDA PARA QUE SEJA ELIMINADO O VENENO.A MANDIOCA TAMBÉM ERA UTILIZADA PARA PREPARAR A TAPIOCA (FEITA DA FÉCULA DA MANDIOCA), O PIRÃO (CALDO GROSSO FEITO DA FARINHA DE MANDIOCA E CALDO DE PEIXE) E O BEIJU (ESPÉCIE DE BOLO ENFOLADO, FEITO COM MASSA DE FARINHA DE MANDIOCA FINA).

CARNE VERMELHA

UM ALIMENTO SECUNDÁRIO, A CARNE ERA INGERIDA GERALMENTE ASSADA, E SUA OBTENÇÃO É ATRIBUÍDA ÀS TRIBOS CENTRAIS. NA AMAZÔNIA, COMIAM-SE AINDA COBRAS, LAGARTOS, JACARÉS E TODOS OS TIPOS DE QUELÔNIOS, DE FORMAS DIVERSAS.

MILHO

 

Muito utilizado nas tribos tupis, era consumido de diversas formas: assado, cozido, como mingau ou consumido na forma do cauim, um tipo de bebida fermentada.

A canjica era uma pasta de milho puro até ganhar adaptações de acordo com o preparo, como o mungunzá, nome africano para o milho cozinho com leite. E também o curau, feito com milho mais grosso. A pamonha era um bolo mais grosso de milho ou arroz envolvido em folhas de bananeira. A pipoca também tem origem indígena!

 

Respondido por icaroeisaramosown0jv
0
Olá, Nique. Alguns exemplos de alimentos com nomes indígenas são: mingau cujo significado é comida que gruda, pipoca cujo significado é pele; pocar-rebentar; a pele rebentada e açaí cujo significado é fruto que chora. Abraços! :)
Perguntas interessantes