Possivelmente, ao estudar a História da Educação Física ou a Filosofia de forma geral, acabará por encontrar a ideia de que “o conhecimento novo surge como resposta a problemas que emergem do conhecimento anterior”. Sendo assim, é imprescindível que exista um conhecimento anterior, uma discussão sobre o assunto e que questionamentos sejam realizados com base nesse conhecimento, para que assim, se busque ampliar os saberes. BETTI, M. Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 183-197, jul/set. 2005. Após a leitura do artigo e em posse dos conhecimentos obtidos na disciplina, construa um pequeno texto dissertativo para cada questão abaixo descrita. 1) Com base no artigo, a Educação Física era considerada uma "ciência"? Em seu texto, apresente argumentos com trechos do artigo. 2) Discorra sobre a importância da “História” para o curso de Educação Física. Em seu texto, apresente argumentos com trechos do livro da disciplina. 3) Diante do conteúdo do artigo, apresente o modelo de prática científica. Utilize em seu texto, exemplos para enriquecer sua explicação.
Soluções para a tarefa
A Educação Física não era considerada uma "ciência" pois ela responde inicialmente às necessidades de sobrevivência atávica, construções baseadas no esforço físico, evoluem de acordo com lutas territoriais, mitologia, adoração, jogo, trabalho, organização, etc.
Ao longo da história, a relação entre Educação Física e ciência tem sido difícil, o que dificultou sua configuração como disciplina científica. Ainda hoje, é uma disciplina que busca seu pleno reconhecimento científico. Isso não foi alcançado em parte devido a fatores como o distanciamento dos métodos científicos ou a rejeição cultural do corpo físico ao longo da história.
A história é uma ciência social cujo campo de estudo é o passado dos seres humanos. Em diferentes épocas e lugares, o conceito de educação física nem sempre foi o mesmo. Tomada como disciplina científico-pedagógica, sua abordagem varia de acordo com os vários paradigmas dominantes no campo social e, naturalmente, no pedagógico.
O que hoje nos permite conhecer como foram os começos da Educação Física, os avanços que há tido e como ela pode ser melhorada ou modificada de acordo ás necessidades das pessoas.