História, perguntado por patriciaasousa02, 7 meses atrás

Porque o quilombo dos Palmares foi destruído?​

Soluções para a tarefa

Respondido por kakitalania
5

Resposta:

O Quilombo dos Palmares, como tantos outros, foi destruído por um bando armado de bandeirantes, especificamente contratados por latifundiários locais para destruir aquele quilombo que ameaçava as suas propriedades e fortunas.

Espero ter ajudado!

Respondido por Ocerebrodobrainly
2

Em 1678, o líder do quilombo, Ganga Zumba foi a Recife e recebeu uma proposta de rendição. Os portugueses solicitaram a deposição de armas dos quilombolas e ofereceram a alforria para os habitantes nascidos em Palmares. Além disso, os habitantes de Palmares deveriam se retirar da Serra da Barriga, estabelecer-se em uma região determinada pelos portugueses e não poderiam aceitar o ingresso de novos escravos fugidos.

Essa proposta de paz dividiu o quilombo e, então, misteriosamente, Ganga Zumba foi encontrado morto. Os historiadores acreditam que ele tenha sido morto por conta das dissidências que surgiram, pois havia um grupo em Palmares – do qual Zumbi fazia parte – que não aceitava realizar um acordo de paz com os portugueses.

Depois da morte de Ganga Zumba, Zumbi assumiu a liderança de Palmares, rejeitou o acordo e colocou em prática uma política de resistência e luta contra os portugueses. Palmares resistiu até a expedição de 1692-1694, quando, então, foi destruído e seus líderes perseguidos e mortos. Zumbi fugiu da destruição do quilombo, em 1694, mas foi emboscado e morto, em 20 de novembro de 1695.

A expedição que destruiu Palmares foi liderada pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, que esteve à frente de inúmeras batalhas contra os quilombolas, entre 1692 e 1694. A expedição de Domingos era formada por milhares de homens, além de contar com canhões que tiveram papel importante na destruição do quilombo.

Perguntas interessantes