Biologia, perguntado por lorrangustavo, 1 ano atrás

porque o ceu e azul de dia e de noite e preto?

Soluções para a tarefa

Respondido por lujpaixaopdrryy
26
Para entender isso, temos que lembrar três coisas antes: 

1 - A luz é composta de ondas de diferentes comprimentos, e cada comprimento de onda apresenta uma coloração diferente; 

2 - A luz do sol, que é branca, é uma junção de todas as outras cores (ou de ondas de todos os comprimentos); 

3 - O ar é composto de partículas, que interagem com a luz. 

Quando a luz do sol incide sobre a atmosfera, a luz se choca com as partículas do ar e as diferentes ondas de luz se propagam de diferentes maneiras. As ondas de menor comprimento se espalham mais e mais rapidamente que as de maior comprimento. A luz azul é uma das que tem menor comprimento, sendo maior apenas que a luz violeta. Porém, a luz violeta existe em quantidade muito menor que a azul na luz solar. Assim, quando entra em contato com a atmosfera, a luz azul se propaga pelo céu, dando a impressão, para nós, que o "céu é azul". 

A noite não há incidência de raios solares, logo não há propagação de luz, e vemos o espaço como ele realmente é: incolor (lembrando que preto é ausência de cor, ou ausência de luz). 

Muita gente pensa que é por causa da luz que reflete no mar (que apresenta cor azulada às vezes por causa do céu) ou por causa dos gases da atmosfera que teriam cor azul, mas na verdade tudo se deve às diferenças entre a propagação das ondas de luz.
Respondido por elisianyluiza2
3

A resposta para essa pergunta pode ser dada a partir de um fenômeno físico que ocorre na atmosfera denominado de espalhamento de Rayleigh. Como se sabe, a radiação solar que aquece a Terra é uma luz extremamente brilhosa e branca, mas composta por várias outras tonalidades de cor, cada qual com um comprimento de onda específico. O que ocorre é que, quando a luz penetra na atmosfera, ela atinge os átomos de nitrogênio e oxigênio, bem como as outras partículas que compõem a atmosfera, dando origem ao fenômeno do espalhamento.

Perguntas interessantes