Biologia, perguntado por gaby190657, 10 meses atrás

porque existem ervilhas amarelas e verdes em uma mesma espécie de planta? ​


Lavi18000: PRONTINHOOO!!

Soluções para a tarefa

Respondido por Lavi18000
58

Olá tudo bom?!

Vamos lá :

Depois de obter linhagens puras, Mendel efetuou um cruzamento diferente. Cortou os estames de uma flor proveniente de semente verde e depois depositou, nos estigmas dessa flor, pólen de uma planta proveniente de semente amarela.

Efetuou, então, artificialmente, uma polinização cruzada: pólen de uma planta que produzia apenas semente amarela foi depositado no estigma de outra planta que só produzia semente verde, ou seja, cruzou duas plantas puras entre si. Essas duas plantas foram consideradas como a geração parental (P), isto é, a dos genitores.

Após repetir o mesmo procedimento diversas vezes, Mendel verificou que todas as sementes originadas desses cruzamentos eram amarelas – a cor verde havia aparentemente “desaparecido” nos descendentes híbridos (resultantes do cruzamento das plantas), que Mendel chamou de F1 (primeira geração filial). Concluiu, então, que a cor amarela “dominava” a cor verde. Chamou o caráter cor amarela da semente de dominante e o verde de recessivo.

A seguir, Mendel fez germinar as sementes obtidas em F1 até surgirem as plantas e as flores. Deixou que se autofertilizassem e aí houve a surpresa: a cor verde das sementes reapareceu na F2 (segunda geração filial), só eu em proporção menor que as de cor amarela: surgiram 6.022 sementes amarelas para 2.001 verdes, o que conduzia a proporção 3:1. Concluiu que na verdade, a cor verde das sementes não havia “desaparecido” nas sementes da geração F1. O que ocorreu é que ela não tinha se manifestado, uma vez que, sendo uma caráter recessivo, era apenas “dominado” (nas palavras de Mendel) pela cor amarela. Mendel concluiu que a cor das sementes era determinada por dois fatores, cada um determinando o surgimento de uma cor, amarela ou verde.

Era necessário definir uma simbologia para representar esses fatores: escolheu a inicial do caráter recessivo. Assim, a letra v (inicial de verde), minúscula, simbolizava o fator recessivo. Assim, a letra v (inicial de verde), minúscula, simbolizava o fator recessivo – para cor verse – e a letra V, maiúscula, o fator dominante – para cor amarela.

OBS: VEJA A IMAGEM ABAIXO !!

Espero ter ajudado !! Bons estudos !!!

Anexos:
Respondido por stefanyxinha
14

Resposta:

Porque a espécie é um cruzamento de ervilhas amarelas e verdes.

Explicação:Essa questão é sobre falta genético em um cruzamento de ervilhas,isso envolve a experiência de Mendel com ervilhas em que ele utilizou pólens para cruzar ervilhas verdes com amarelas,e a princípio apenas resultava em ervilhas amarelas o cruzamento,mas na verdade só aparentava serem só amarelas,porque na verdade elas tbm tinham DNA verde,só que as verde é recessivo (v),por isso tem menos chances de sua combinação parecer com ele,e as amarela são as dominantes(V),com maior chance.

Então Mendel pegou as amarelas do cruzamento entre verde e amarelo e cruzou elas entre si,e maioria deu amarelo de novo mas uma minoria deu verde,mostrando que ainda havia sim DNA verde ali mesmo não sendo dominante.

Ou seja,ervilha verde com ervilha amarela=amarela, então essa amarela tem o DNA das duas mas aparenta só ter a amarela que é dominante, então as amarelas do cruzamento anterior com outras amarelas do cruzamento anterior dão por sua maioria amarelas e por minorias verdes, comprovado que no cruzamento o DNA de ambos são postos mesmo um sendo mais dominante que outro.

Perguntas interessantes