Por que quando ligamos o interruptor, estando as 2 lâmpadas de 40W conectadas desta forma, e utilizando um fio fazendo a ponte entre os conectores de uma das tomadas as lâmpadas acendem com brilho MÁXIMO?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Oi,Tudo bom ? O brilho da lâmpada depende da potência elétrica que ela recebe, a potência elétrica é calculada da seguinte forma :
Onde 'i' é a corrente elétrica e 'U' é a diferença de potencial elétrico.Usando a lei de ohm, podemos trocar as variáveis dessa equação :
Então, vemos que a potência depende da diferença de potencial aplicada, quanto mais diferença de potencial for aplicada na lâmpada, mais potência ela recebe e mais brilho ela emite.
Na associação em serie a tensão é dividida nos componentes do circuitos, por exemplo, se entra 'U' no ponto A e no ponto B tem duas lâmpadas, a tensão que cada uma experimenta é 'U/2', considerando mesma resistência, então o brilho é o mínimo possível.
Na associação em série a tensão é mantida nos componentes do circuito, se entra 'U' no ponto e no ponto B tem duas lâmpadas, a tensão que cada uma experimenta é 'U', ou seja, a tensão máxima que pode ser fornecida, então, a potência é a máxima possível e o brilho é o máximo possível.
Espero ter ajudado !
Explicação:
Sabemos que o brilho das lâmpadas vai depender da potência delas, e que a.potencia será dado por:
P = U²/R
Como neste caso as duas lâmpadas estão em paralelo elas apresentaram a mesma tensão logo as duas lâmpadas apresentaram potencias de:
P1 = P2 = U²/R
Se as duas lâmpadas estão em série teremos que a tensão sobre as lâmpadas será dividida igualmente entre as duas, dessa forma:
P1 = P2 = U²/4R
Sendo assim em uma configuração em série a potência seria quatro vezes menor que ele paralelo e com isso a intensidade seria quatro vezes menor tbm.