História, perguntado por nascimentoclara238, 11 meses atrás

Por que o dia do estudante está relacionado ao decreto imperial de D. Pedro I, emitido em 11 de agosto de 1827?

Soluções para a tarefa

Respondido por CamillaMRibeiro
5

Esse decreto foi emitido em 11 de agosto de 1827 e tratava a da criação do curso de Direito em São Paulo, no estado de São Paulo, e em Olinda, em Pernambuco. Na época, o Brasil não possuía nenhuma instituição que oferecesse ensino superior em Direito e os interessados deveriam mudar-se para Portugal caso quisessem fazer esse curso.

As duas faculdades ficaram marcadas na história brasileira porque foram as primeiras do tipo no país, que, no século XIX, só possuía cursos de Medicina, no Rio de Janeiro, e de Cirurgia, em Salvador. Os cursos de Direito em São Paulo e Olinda ajudaram na formação de intelectuais que foram importantes na sociedade brasileira ao longo do século XIX e ambos existem até hoje.

Considera-se como data da fundação deles o dia 11 de agosto por conta do decreto, mas o curso de Direito em São Paulo entrou em funcionamento no dia 1º de março de 1828, e, em Olinda, as atividades acadêmicas foram iniciadas em 15 de maio de 1828.

Cem anos depois, em 11 de agosto de 1927, celebrações foram realizadas para comemorar-se o centenário dos dois cursos, e, durante elas, o advogado Celso Gand Ley sugeriu que o 11 de agosto fosse convertido em um dia de homenagem ao estudante.

Desculpa, não consegui resumir!! Espero que ajude!

Perguntas interessantes