Por que não é possível formar palavras usando a palavra primitiva "Casal" apenas com o prefixo ou sufixo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
BOA TARDE!!
Explicação:
•do ponto de vista da sua formação, as palavras da língua portuguesa podem ser consideradas primitivas e derivadas.
•As palavras primitivas são aquelas que não foram formadas a partir de outra já existentes na língua.Os radicais das palavras primitivas permitem a formação de novas palavras.
Ex: flor,pedra,fogo,casa.
•Palavras derivadas são aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua, por meio do acréscimo de morfemas derivacionais
Ex: florescer, empedrar fogaréu, caseiro.
•Alem de ser uma coisa explicativa mais um pouco complexa,os sufixos e prefixos possuem várias regras da língua portuguesa, só para deixa claro a explicação,existe dois tipos de derivação,a prefixial e a sufixal.
•derivasão prefixial: faz-se a derivação prefixal acrescentando prefixo a palavra primitiva. essa operação sempre produz alguma alteração de sentido do radical.Por exemplo, após o acréscimo do prefixo des-á palavra primitiva fazer, tem-se a palavra derivada desfazer.O efeitos dessa prefixação é o de negar o conteúdo temático do verbo fazer, pois o prefixo de se des-traduz a ideia geral de negação.Outros exemplos semelhantes são: desmontar, desconsiderar, desaparecer.
•derivaçao sufixal:faz-se a derivação sufixal acrescentando o sufixo a palavra primitiva,como derivação prefixal, o acréscimo de um sufixo sempre produz alguma alteração no sentido radical.
Os sufixo podem ser nominais, verbais ou adverbiais, de acordo com o resultado no processo de derivação.
São nominais os sufixo que derivam os substantivos(-eza,em beleza) e adjetivos(-este em celeste); são verbais os sufixos que derivam verbos (-incar,em bebericar); é adverbial os prefixos que derivam de verbos (-mente,em apressadamente)
BONS ESTUDOS