Por que Joan Miroó colocou nome da obra "Mulher de frente para o sol"???
Soluções para a tarefa
Resposta:
joan miró i ferrà (barcelona, 20 de abril de 1893 — palma de maiorca, 25 de dezembro de 1983) foi um escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista catalão.
quando jovem frequentou a reial acadèmia catalana de belles arts de sant jordi da capital catalã e a academia de gali. em 1919, depois de completar os seus estudos, esteve em paris, onde conheceu pablo picasso e entrou em contato com as tendências modernistas como o fauvismo e o dadaísmo.
no início da década de 1920, conheceu o fundador do movimento surrealista andré breton entre outros artistas. a pintura o carnaval de arlequim, 1924-25, e maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. participou na primeira exposição surrealista em 1925.
em 1928, viajou para a holanda, tendo pintado as duas obras interiores holandeses i e interiores holandeses ii. em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: números e constelações em amor com uma mulher. mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. em suas obras, principalmente nas esculturas, utiliza materiais surpreendentes, como a sucata.
vários anos depois, rumou pela primeira vez aos estados unidos e nos anos seguintes; durante um período muito produtivo, trabalhou entre paris e barcelona.
no fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto.
algumas obras revelam grande espontaneidade, enquanto em outras se percebe a técnica feita com muito cuidado, e esse contraste também aparece em suas esculturas. miró tornou-se mundialmente famoso e expôs seus trabalhos, inclusive ilustrações feitas para livros, em vários países.
em 1954, ganhou o prêmio de gravura da bienal de veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da unesco em paris ganhou o prêmio internacional da fundação guggenheim. em 1963, o museu nacional de arte moderna de paris realizou uma exposição de toda a sua obra.
em 1978 recebeu a medalha de ouro da generalidade da catalunha e o |prêmio antonio feltrinelli
Explicação: