Por que é tão difícil acabar com os lixões? Essa meta, uma das mais incisivas da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, vem sendo adiada e adiada constantemente. Em 1981, quando o Brasil aprovou sua primeira política de meio ambiente, já estava definido que lixões são fonte de poluição e, portanto, deveriam ser fechados e substituídos por aterros sanitários e reciclagem. A vida útil dos aterros sanitários no país depende exclusivamente da qualidade em que os resíduos são enviados para o aterro. De acordo com Corcuera Cavalcanti (2007), a deposição dos resíduos de construção na malha urbana ocasiona uma série de custos ambientais se feita de maneira descontrolada. Diante do exposto leia e analise as situações a seguir, assinale V para as verdadeiras ou F para as falsas e marque a alternativa correta em relação a esses custos. ( ) Entulho nas vias públicas e córregos, que afeta a drenagem e a estabilidade das encostas. ( ) Degradação da paisagem urbana. ( ) Redução da vida útil dos locais adequados para aterramento dos resíduos não renováveis. A V – F – V B F – F – V C V – V – V. D F – V – V. E V - F - F
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
resposta: letra C: V-V-V
beraldoneimer:
letra C está correta?
Respondido por
2
Alternativa C: V - V - V.
Esta questão está relacionada com a deposição de resíduos em aterros sanitários e lixões. Sobre o assunto, vamos analisar as afirmações:
I. A deposição incorreta de resíduos causa entulho nas vias públicas e córregos, o que aumenta o custo com a retirada desse lixo. Verdadeiro.
II. Se os resíduos são depositados em qualquer lugar, isso estraga a paisagem de uma cidade, poluindo terras e mares. Verdadeiro.
III. Ao colocar o lixo no lugar errado, ocorre a produção de chorume, que infiltra na terra e a torna proibida de receber aterramento. Verdadeiro.
Perguntas interessantes