POR QUE E POSSIVEL IDENTIFICAR CERTO TIPO DE ROCHA USANDO ACIDO
Soluções para a tarefa
O calcário é produzido pela compressão de carbonato de cálcio e de sedimentos. Na natureza, esta pedra macia é naturalmente dissolvida pela chuva ácida. Quando a chuva atinge uma superfície da pedra calcária, o carbonato de cálcio se decompõe, formando dióxido de carbono e cloreto de cálcio. Sabendo disso podemos concluir que, para identificar carbonatos em rochas e solos basta usar o ácido clorídrico.
Detectando a a presença de carbonatos (rocha calcária):
O HCl (ácido clorídrico) diluído é aplicado a uma amostra de solo ou rocha e é amplamente usado como um teste rápido para confirmar a presença de carbonatos.
Você pode identificar também o calcário, examinando a pedra, observando o seu nível de dureza, textura e porosidade. Identificar calcário pode ajudar na procura de fósseis.
Quando o ácido clorídrico reage com carbonatos há a formação de uma efervervescência natural.
A extensão ou a taxa de efervescência é afetado pela quantidade de carbonatos, a natureza química e física dos carbonatos, a temperatura, a quantidade de água do solo e a concentração do HCl aplicado a amostra. Tudo isso pode influenciar no teste.
O ácido clorídrico (HCl) pode ser encontrado em lojas de material de limpeza com o nome de ácido muriático, é usado na limpeza de manchas nos pisos e concreto. Para uso em geologia, o ácido é diluído a 20 por cento e conservada num frasco pequeno com um conta-gotas. Lembrando que o ácido muriático é o ácido cloridríco com impurezas, portanto na falta de ácido cloridrico podemos usar o ácido muriático.
Espero ter ajudado.
Rocha é o conjunto de minerais e fragmentos de outras rochas que se relacionam no tempo, espaço e sua gênese, e que fazem parte da litosfera. As rochas são geralmente compostas de misturas heterogêneas de vários materiais homogêneos e cristalinos, isto é, minerais.
Assim, as rochas podem ser classificadas de acordo com suas propriedades, como composição química, textura, permeabilidade e origem. O ácido clorídrico (HCl) é uma maneira de identificar minerais, neste caso aqueles que estão presentes nas rochas.
O HCl faz que as rochas carbonatadas sejam efervescentes, caso contrário não causará esse efeito. No caso do calcário, podemos ver a efervescência que o ácido causa, concluindo que se trata de uma rocha carbonática.
A produção de efervescência é dada pela liberação de CO₂ na atmosfera revela a existência de carbonato, a reação seria:
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/15386288#