-Por que as cidades canalizaram os rios? Aponte 4 tipos de necessidades
desta canalização.
Soluções para a tarefa
Resposta: As cidades cresceram absurdamente no século passado, e o processo de urbanização foi inevitável. Com o ser humano avançando sobre a natureza, ela foi suprimida e passou a ser aparentemente apenas um pano de fundo, como uma paisagem secundária. Nessa relação, a necessidade de espaço e mobilidade fez com que os rios fossem canalizados para melhor acomodarem pessoas e automóveis. Contudo, a natureza acaba sempre cobrando o seu preço, que vem, na maioria das vezes, na forma de enchentes, causando prejuízos e atingindo a população mais frágil.
Hoje, cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) sofrem com os rios que foram cobertos ou canalizados e causam muitos danos com o aumento das chuvas. Já existem organizações que tentam conscientizar sobre a importância da revitalização dessas áreas e mudar um pouco o cenário dos rios encarcerados.
Desde o começo do século XX, era possível ver obras de canalização tanto nos Estados Unidos quanto na Europa. Em 1950, com a chegada de indústrias ao País — principalmente de automóveis, durante o governo de Juscelino Kubitschek —, o surgimento de Brasília e o êxodo rural crescendo por causa da mecanização do campo e pelo aumento na demanda de trabalho nas fábricas, as cidades começaram a crescer, e a necessidade de suportar a população fez com que as autoridades se apressassem para organizar os espaços.
O crescimento do uso de automóveis e o surgimento de inúmeros imóveis obrigou os governos a canalizarem os rios para melhorar o tráfego de carros, criando mais vias e estradas, uma forma de tornar a cidade apta a receber os veículos, que eram vistos como progresso e modernização. O outro ponto é que, com a criação das vias asfaltadas, as cidades começaram a ficar mais bonitas aos olhos da época.
ESPERO TER AJUDADO BONS ESTUDOS :)
Explicação: