Geografia, perguntado por fabiogwf, 1 ano atrás

Por que a populaçao brasileira e ma destribuida? E por que se concentra mais no litoral?

Soluções para a tarefa

Respondido por falarodrigo
3
Prezado,

Analise o mapa que enviei em anexo. Apesar de ser do ano 2000, ele mostra em roxo escuro as regiões com maior quantidade de pessoas. Como pode ver, a região litorânea do Brasil, em geral, é a mais povoada.

Isso se deve por vários fatores. Um deles é por haver sido pelo litoral que a colonização europeia ocorreu, em função de que o principal meio de transporte dos invasores era o marítimo (através de barcos e navios).

Neste sentido, a atividade econômica e o desenvolvimento de cidades ocorreu ao longo do litoral, gerando os núcleos de aglomeração populacional que resultam na má distribuição de nosso povo ao longo do território.

Evidentemente, isso também esteve ligado aos produtos como a cana de açúcar e outros recursos explorados durante o desenvolvimento econômico de nosso país, inclusive o próprio pau-brasil, que era típico das matas litorâneas do que hoje é o território brasileiro.

Então você pode questionar o motivo pelo qual as pessoas não vão para outras locais do território, de maneira a distribuir melhor o povo brasileiro. O fato, Fábio, é que os seres humanos procuram locais com um mínimo de infraestrutura, oportunidades, lazer e outros benefícios. Assim, há um maior êxodo rural (pessoas que deixam o campo para irem trabalhar nas cidades), pois as regiões menos habitadas não dispões de boas estradas e infraestrutura, bem oportunidades de lazer e trabalho comparáveis com essas cidades maiores, em geral litorâneas, que se consolidaram ao longo da história do Brasil.

Talvez com o desenvolvimento de novas tecnologias, uma maior infraestrutura e oportunidades, essa desigualdade em termos de distribuição
populacional seja diminuída. Faço votos que você ajude a resolver esse e outros problemas que nosso país enfrenta.

Bons estudos!
Anexos:

fabiogwf: Obrigado
falarodrigo: Por nada. Bom aprendizado.
Perguntas interessantes