Por qual razão o autor Andy warhol uliliza a imagem de uma artista famosa para fazer arte?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A figura de Andy Warhol só por si transmite logo à partida aquilo que de facto é a Pop Art: o cabelo em forma de vassoura, os óculos grandes e redondos que por vezes usava, o seu próprio vestuário ou mesmo até a sua maneira estar mostram o artista e arte num só. O estilo artístico estava tão presente em Warhol como Warhol estava tão presente neste movimento artístico. Nascido com o nome Andrej Varhola a 6 de Agosto de 1928 (embora existem incertezas sobre esta data), numa família de classe operária oriunda da Eslováquia, em 1945 entrou no Instituto de Tecnologia de Carnegie, onde se formou em design. Começou por profissionalmente se iniciar na ilustração comercial e logo desde muito cedo ser visto como um artista controverso. Trabalhando grande parte do tempo no seu estúdio no quinto andar do 231 East 47th Street, em Midtown, Manhattan, ao qual chamou The Factory, foi neste espaço onde deu vida às suas obras. Esta foi então a fábrica onde Andy Warhol projectou, executou e por conseguinte manufaturou a sua própria arte que não se resume apenas e só a pintura. Durante os anos 50 começou por desenvolver novas técnicas de pintura de modo a criar as suas próprias obras artísticas com métodos que nunca antes tinham sido usados, como a serigrafia.
Explicação:
É graças a esta técnica que os quadros de Warhol ganham uma identidade única. Através de fotografias, pintou os famosos quadros das figuras que até já tinham algum Pop dentro de si. O caso mais conhecido são as famosas serigrafias de Marilyn Monroe, um dos maiores ícones de Hollywood de sempre. Daí, os anos 60 foram anos de grande projecção do seu trabalho e da própria expansão da Pop Art que, para Andy Warhol, não se resume só a pincéis e a telas. Para além de pintor, foi também fotógrafo e cineasta, o que faz com que seja um artista multifacetado, tendo também sido uma espécie de líder espiritual da banda Velvet Underground. O artista auxiliou, assim, a ilustre banda de Lou Reed, da qual tinha uma posição semelhante à de manager, tendo desenhado na capa do primeiro álbum da banda – “The Velvet Underground & Nico“- uma simples banana num plano branco, dando assim identidade a este trabalho que completará 50 anos neste ano.