História, perguntado por camilacainh2803, 10 meses atrás

por favor preciso das respostas essa semana!

A)ambos os artistas, Cândido Portinari e Tarsila do Amaral são brasileiros. pesquise em que contextos essas obras foram criadas ?


B)as imagens acima representam uma identidade? Justifique sua resposta.


C)a tela "Operários" de Tarsila do Amaral pode ser considerada um bom registro do processo de industrialização no Brasil em particular do Estado de São Paulo. justifique essa afirmativa


D)na tela "mestiço" o pintor exibir o retrato de um homem forte de braços cruzados, Trabalhador em uma Lavoura de café. O que o nome da obra nos revela ?


E)Quais são as impressões mais marcantes para você, estudante, a respeito dessas duas obras? registre as


F)as características de identidade das personagens das obras em questão tem relação com as características mais marcantes da sua identidade? Justifique sua resposta ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por AshileyKamilly127
94

A) Obra Mestiço : foi uma tentativa de personificar positivamente uma determinada noção de Identidade do brasileiro .

Obra Operários : representa o processo de industrialização do Estado de São Paulo e o imenso número e a variedade étnica das pessoas vindas de todas as partes do Brasil para trabalhar nas fábricas.

B) Sim, pois ambas as obras, mostram diversas etnias brasileiras.

C) Essa afirmativa é boa, pois é um registro que a pintura fez; algo que marca o processo de industrialização no Brasil.

D) Que se trata de uma pessoa mestiça, ou seja, fruto da mistura entre a população negra, indígena e branca.

E) As impressões mais marcantes para mim, foram de que ambas as obras, representarão diversas etnias e isso é legal de se ver. (isso é na minha opinião, troque se quiser).

F) Sim, pois na minha identidade, informa de qual etnia eu sou.

Espero ter ajudado

Respondido por nataliafransantos
25

a) O contexto em que a obra “O Mestiço” (1933) e “Os operários”(1934) foram criadas é a Era Vargas (1930-1945).

Embora tenha sido lançado em 1933, “O Mestiço” é uma obra que retrata questões sociais relacionadas ao Brasil, principalmente do final do século XIX e início do século XX, em que havia discussões das elites sobre o que poderia representar para o Brasil, a formação de um povo com forte miscigenação.

Já a obra “Os operários” retratava o momento vivido pela crescente industrialização brasileira estimulada pelo governo. As pessoas presentes na obra, são operários que trabalhavam na indústria da época.

b) As imagens acima representam várias identidades, característica marcante do povo brasileiro, formado pela miscigenação entre povos brancos, indígenas e negros.  

c) A obra de Tarsila do Amaral retrata operários da indústria. Nesta época, Getúlio Vargas implantou a indústria de base no país, e o processo de industrialização teve início.  

A indústria de bens de consumo foi estimulada a se desenvolver através da inciativa privada. O estado de São Paulo neste contexto, era o centro econômico do país, onde havia disponibilidade de capitais, infraestrutura e mão de obra abundante. Por este motivo, os operários retratados na obra, representam trabalhadores de indústrias paulistas.  

d) O nome da obra revela que o trabalhador agrário brasileiro, também  era formado por mestiços. A imagem de pés de café ao fundo e as unhas sujas de terra do personagem, revelam que ele era um trabalhador braçal das lavouras de café, principal produto da economia brasileira.  

e) As expressões mais marcantes das obras, são as próprias expressões trabalhadores e a miscigenação e diferenças étnicas que são destaque de parte do povo brasileiro.  

f) As características de identidade das obras representam a maior parte da população brasileira, que em muitos casos é formada por uma grande mistura entre os principais grupos éticos do país.    

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/35459799

Anexos:
Perguntas interessantes