POR FAVOR, ME AJUDEM!!!
Leia o texto abaixo.
Migração interna no Brasil [...] Um modelo de migração muito comum no Brasil, que se intensificou nas últimas cinco décadas, é o êxodo rural, ou seja, a migração do campo para a cidade. O modelo econômico que favorece os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades agrícolas têm como consequência a expulsão da população rural.
A região Sudeste do Brasil, até o final do século XX, recebeu a maior quantidade de fluxos migratórios do país, principalmente o estado de São Paulo [...]
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Migração interna no Brasil. Brasil Escola, s.d. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2020. Fragmento.
Esse texto descreve fenômenos migratórios no Brasil que estão diretamente relacionados
à criação de leis para a preservação do meio ambiente.
à redução das desigualdades sociais nas grandes cidades.
à reforma agrária que reorganizou a estrutura fundiária rural.
ao aumento dos empregos no setor primário da economia.
ao processo de desenvolvimento industrial do país.
duudahhmary:
Como ocorreu a formação das primeiras cidades?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
É correta a alternativa E. Assim como ocorreu em outros países, a industrialização fez com que houvesse o êxodo rural, com os trabalhadores saindo das zonas rurais e se dirigindo às zonas urbanas por diferentes razões.
Uma destas razões era o fato de que simplesmente se tornou cada vez mais difícil se empregar no campo: a industrialização trouxe as máquinas agrícolas, e o trabalho que antes era feito por centenas de seres humanos passou a ser feito por algumas máquinas. Outra razão é que, enquanto no campo os empregos diminuíam, nas cidades eles cresciam, havendo oportunidades de ascensão econômica para os antigos camponeses nas cidades, mas também uma série de problemas sociais e dificuldades.
Perguntas interessantes